Carregando..

3 coisas que o dermatologista trata e você não imagina

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Quando uma pessoa tem espinhas, manchas ou coceira no rosto e em outras partes do corpo é praticamente automático pensar em procurar um dermatologista.

Afinal, podemos dizer que todo mundo sabe que a dermatologia é a área da medicina responsável pelos cuidados com a pele cabelos e unhas.

No entanto, além dos problemas amplamente conhecidos, o dermatologista soluciona situações que você nem imagina!

Principais doenças da pele

Existem mais de 3 mil doenças dermatológicas que podem atingir pessoas de qualquer idade, mas, de acordo com o Perfil das Consultas Dermatológicas – 2018 da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), seis delas foram responsáveis por 33,9% das consultas no período analisado. Veja quais foram:

Acne

As lesões de acne (popularmente chamadas de espinhas) são mais comuns no rosto, mas aparecem também nas costas, ombros e peito. Segundo a pesquisa elas são o principal motivo de ida ao dermatologista, com 8% das consultas realizadas. Podem ser inflamatórias ou não e classificam-se de acordo com o tamanho e profundidade.

Fotoenvelhecimento

É o envelhecimento da pele causado por fatores ambientais, principalmente a exposição ao sol sem proteção contra a radiação ultravioleta (raios UVA e UVB)

Carcinoma basocelular

É um dos tipos de câncer de pele não melanoma. Afeta a camada superficial da pele e pode ser curado em caso de detecção precoce.

Queratose Actínica

São manchas pequenas, geralmente avermelhadas, escamosas e ásperas que, se não tratadas, podem evoluir para um câncer de pele.

Psoríase

É uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa que se manifesta principalmente por meio de manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas.

Melasma

É uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas marrons na pele, principalmente no centro do rosto, bochechas, dorso do nariz e buço, mas podem aparecer em qualquer parte do corpo.

Tratamentos que você não sabe que são feitos pelo dermatologista

Além da pele, cabelos e unhas o dermatologista também trata das mucosas, cavidades úmidas do corpo que que possuem uma pele diferenciada.

Há também doenças com outras origens mas que apresentam sintomas na pele, trazendo a necessidade de participação do dermatologista no tratamento.

Veja abaixo 3 coisas que o dermatologista trata e você nem imagina!

1. Lúpus

É uma doença que atinge o sistema imunológico levando as células a reagirem contra o próprio organismo. Pode ser cutâneo, ou seja, afetar somente a pele, mas também pode manifestar-se de forma mais severa prejudicando as células do sangue, articulações e alguns órgãos.

Os principais sintomas são hipersensibilidade ao sol, manchas avermelhadas que costumam descamar, queda de cabelos e pelos e aftas constantes.

O dermatologista atua no cuidado e monitoramento desses sintomas e é ele quem geralmente faz o diagnóstico. Dependendo do grau de classificação do lúpus pode ser necessário o tratamento com uma equipe multidisciplinar de médicos.

2. Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

As ISTs são infecções causadas por vírus, bactérias e outros microorganismos transmitidos principalmente através de relação sexual sem preservativo.

Existem vários tipos de ISTs e os sintomas gerais são dor, coceira, lesões e verrugas que aparecem principalmente na região anogenital (ânus, pênis e vagina) mas também podem manifestar-se em outras áreas do corpo como palmas das mãos, olhos e língua.

O tratamento consiste em ministração de medicamentos e, em muitos casos, remoção de lesões e verrugas.

3. Atrofia Vulvovaginal

Popularmente conhecida como “vagina ressecada” é uma condição decorrente da redução dos níveis de colágeno e fibras elásticas da mucosa vaginal tornando-a menos lubrificada e mais flácida, o que pode levar à incontinência urinária e causar desconforto durante o ato sexual.

A atrofia vulvovaginal pode ser tratada através do rejuvenescimento íntimo, uma técnica de aplicação de laser vaginal que revitaliza as células de forma rápida, sem os efeitos colaterais da tradicional reposição hormonal.

[rock-convert-cta id=”1263″][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Dr. Tiago Silveira, dermatologista e tricologista

Dr. Tiago Silveira

Dermatologista & Tricologista

CRM-RJ 52.86397-1 / RQE 20696

sociedade brasileira de dermatologia - SBD

Agende sua Consulta

Telefone / Whatsapp

(21) 99300-8670

Fale via Whatsapp

Envie uma mensagem:

- Atendimento imediato de 9h às 20h.

Nosso Endereço

R. Desemb. Izidro, 18, Sala 509

Tijuca - Rio de Janeiro, RJ

Funcionamento

- Seg. à Sex. de 9h às 20h
- Sáb. de 9h às 13h.

- Entrada acessível

Opinião dos pacientes