Clínica Tiago Silveira – Dermatologia e Tricologia – Tijuca / RJ

Tratamento para Acne: procedimentos, medicamentos, preço e mais.

O tratamento para acne é bastante procurado nos consultórios dermatológicos. É um problema que atinge milhões de pessoas de todas as idades em todo mundo, sendo mais comum na adolescência. A acne é considerada uma doença e deve ser tratada como tal.

Devido às suas diversas causas, diferentes tipos e estágios, antes de iniciar qualquer tratamento é muito importante passar por uma avaliação profissional.

Saiba mais lendo abaixo:

O que é a Acne

A acne é o nome que se dá para espinhas e cravos que podem surgir em diferentes locais da nossa pele. Elas ocorrem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas (responsáveis pela produção de sebo, que lubrifica e impermeabiliza a pele) e dos folículos pilossebáceos.

Sua formação começa quando o óleo (sebo) produzido por nossas glândulas sebáceas se mistura com as células mortas da pele, obstruindo os poros.

Durante esse processo, bactérias também podem crescer nessa mistura, o que pode causar inchaço, vermelhidão e pus, caso isso se expanda para tecidos próximos.

Seu aparecimento, além de causar grande incômodo por causa das lesões que cicatrizam lentamente, pode ser um fator comprometedor da estética, além de atingir também o lado psicológico das pessoas que sofrem com essa doença.

Causas da Acne

Uma das principais causas do surgimento da acne está ligada a fatores hormonais, principalmente na fase da puberdade. É nessa época que os níveis dos hormônios sexuais ficam extremamente elevados.

Esses hormônios, chamados andrógenos e estrógenos, são produzidos pelos ovários na mulher, pelos testículos no homem e também pelas glândulas supra renais em ambos os sexos, sendo a testosterona, um dos principais responsáveis pelas mudanças nas glândulas da pele, que passam a produzir mais sebo.

Existem também alguns fatores que podem agravar o quadro da acne. Listamos alguns abaixo:

É importante lembrar que nem todas pessoas são iguais e nem todos os organismos funcionam da mesma maneira, portanto, fatores que podem agravar o quadro da acne em algumas pessoas, podem não fazer efeito em outras.

Tipos de Acne

A acne pode ser classificada em diferentes tipos como acne neonatal, acne infantil, acne vulgar, acne conglobata e acne fulminante. Falaremos um pouco mais de cada tipo a seguir.

Acne Neonatal

A acne neonatal é bastante comum em bebês recém-nascidos, sendo que entre 20% e 30% desenvolvem o quadro leve. Elas se manifestam em forma de bolinhas vermelhas ou brancas e são pequenas e numerosas.

Surgem devido a liberação de hormônios maternos através da placenta durante a gestação  e também na hora do parto, que é um momento de muito estresse e também pode fazer o corpo do bebê liberar hormônios. Normalmente desaparecem espontaneamente.

Acne Infantil

A acne infantil é causada, na maioria das vezes, devido a alterações hormonais, mas também por predisposição genética, estresse, uso de medicamentos como corticóides, exposição excessiva ao sol e uso de produtos oleosos na pele.

Este tipo de acne também costuma desaparecer espontaneamente e raramente costuma deixar cicatrizes. Nunca se deve espremer ou cutucar as lesões, e nem aplicar qualquer tipo de medicamento ou produto sem antes consultar um médico especializado.

Acne Vulgar

Esse é o tipo mais comum de acne, aparecendo com maior frequência em adolescentes, na fase da puberdade, normalmente desaparecendo na fase adulta. A acne vulgar manifesta-se em forma de espinhas na pele, cistos e nódulos.

As espinhas são mais comuns no rosto, mas também podem aparecer nos ombros, peito e costas. Com o tempo e dependendo do grau, a pele afetada pode ficar escura ou com cicatrizes.

Acne Conglobata

A acne conglobata é um dos tipos mais graves de acne e ocorre normalmente em homens jovens, mas também pode se manifestar em mulheres. Seu tratamento pode ser bem difícil.

Ela é caracterizada por um conjunto de lesões próximas umas das outras com pus, que podem causar cicatrizes e deformações na pele. Normalmente surgem no rosto, peito, braços, abdômen, nádegas e até no couro cabeludo.

Acne Fulminante

A acne fulminante é a manifestação mais grave da acne conglobata, sendo um tipo bem raro de acne. Aparece com maior frequência em meninos adolescentes.

Sua manifestação se dá com o aparecimento de um grande número de espinhas, que podem causar febre, dor muscular e óssea. Esse tipo de acne se desenvolve principalmente nas costas e no peito e costuma deixar cicatrizes graves.

Estágios da Acne

A acne pode ser classificada em estágios de acordo com sua gravidade. Falaremos brevemente sobre as principais características de cada um dos estágios a seguir.

Acne Grau 1

A acne grau 1 não apresenta lesões inflamadas (espinhas), sendo formada apenas por cravos.

Acne grau 1

Acne Grau 2

A acne grau 2 já apresenta, além dos cravos, lesões sólidas avermelhadas e em alguns casos, também existe a presença de espinhas com pus.

Acne grau 2

Acne Grau 3

Na acne grau 3 existe a presença dos cravos, das lesões sólidas e avermelhadas, de espinhas com pus e também de lesões maiores e bem endurecidas, chamadas lesões nodulares e císticas.

Acne grau 3

Acne Grau 4

A acne grau 4 também é chamada de acne conglobata e é um tipo grave de acne. Ele apresenta nódulos e cistos que podem se juntar formando abscessos dolorosos e que podem formar cicatrizes.

Acne grau 4

Acne Grau 5

A acne grau 5 ou acne fulminante é um quadro bem raro, onde as lesões aparecem em grande número e evoluem para úlceras que podem causar febre, dor muscular e óssea e também podem causar cicatrizes graves.

Acne grau 5

Lesões não inflamatórias

As lesões não inflamatórias da acne também são conhecidas por cravos ou comedões e podem ser abertos (apresentam pontinhos pretos) ou fechados (folículos obstruídos).

Lesões inflamatórias

Já as lesões inflamatórias são as pápulas, pústulas, cistos e nódulos a costumam apresentar pus em seu interior.

Sintomas

Alguns dos principais sintomas da acne são os cravos ou comedões, as pápulas, as pústulas, os nódulos e os cistos.

Cravos ou Comedões

Os cravos ou comedões são aqueles pontinhos pretos causados pelo entupimento da saída dos folículos pilosos com sebo.

Pápulas

As pápulas são pequenas lesões sólidas elevadas, de formato redondo e costumam ser duras e vermelhas.

Pústulas

As pústulas são as pápulas inflamadas e com pus – as famosas espinhas.

Nódulos

Os nódulos são lesões que apresentam inflamações que costumam se espalhar para camadas mais profundas da pele, podendo levar a destruição dos tecidos causando cicatrizes.

Cistos

Os cistos são lesões inflamadas maiores que as pústulas e que também se expandem para camadas mais profundas da pele, podendo causar muita dor e causar cicatrizes.

Tipos de tratamentos

Existem algumas maneiras de tratar a acne, mas o tipo de tratamento recomendado será de acordo com a gravidade e a localização das lesões.

O médico especializado irá verificar se existem lesões não inflamatórias (cravos ou comedões) e/ou lesões inflamatórias (espinhas, nódulos e cistos) e também a presença de cicatrizes.

Os tratamentos podem ser com algum tipo de terapia local para as formas leves de acne, com a utilização de diversos produtos isolados ou combinados entre si e podem ser por via oral, para casos de acne mais expressivos, com o uso de antibióticos específicos.

Quando o quadro do tratamento através de terapia local não evolui bem, é possível realizar uma combinação de ambos os tipos de tratamentos, mas somente um médico especializado será capaz de identificar essa necessidade.

Peeling químico no tratamento da Acne

Procedimentos Comuns

Além dos tratamentos citados anteriormente (terapia local e via oral) existem também alguns procedimentos comuns que são utilizados para auxiliar no tratamento da acne.

Dentre os mais utilizados podemos citar: extração de cravos, drenagem de abscessos, infiltração com corticóides, peelings químicos, microdermoabrasão, tratamento com laser e limpeza de pele.

Extração de cravos

Por mais que seja tentador “espremer” cravos por conta própria, isso não é recomendado. A forma mais segura de extrair cravos é através de um profissional especializado – um médico dermatologista ou um profissional de estética.

Esse profissional irá preparar a pele, utilizando técnicas e produtos que irão amolecer a secreção presente nos cravos e só assim realizar a extração. Dessa maneira, diminui-se o risco de causar uma inflamação ou algum tipo de mancha no local.

Drenagem de Abscessos

Os abscessos são bolsas cheias de pus provocadas por uma infecção bacteriana sob a superfície da pele e podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Esse tipo de lesão costuma ser quente e dolorosa.

Em alguns casos, é possível fazer um abscesso desaparecer com a aplicação de compressas quentes, mas também existem os casos em que é necessário realizar uma drenagem, onde o médico irá abrir essa bolsa e drenar o pus.

Infiltração com Corticóides

Os corticóides são hormônios produzidos pela glândula suprarrenal e possuem uma ação anti-inflamatória muito potente, sendo muito utilizados para tratar problemas de pele.

O tratamento com infiltração de corticóides é utilizado em lesões com nódulos muito inflamados ou em cicatrizes causadas pela acne que apresentam aparência muito elevada.

Peelings Químicos

Os peelings químicos são feitos com a aplicação de ácidos como o ácido salicílico, o glicólico e o retinóico na pele. São muito utilizados para o tratamento de cicatrizes de acne.

O procedimento consiste em estimular uma inflamação controlada na região tratada, que proporciona a produção de colágeno nas camadas internas da pele e que culmina na descamação da pele, resultando assim em uma renovação celular.

Microdermoabrasão

A microdermoabrasão é um procedimento que realiza uma esfoliação física e superficial da pele, sendo também utilizada no tratamento de manchas causadas pela acne.

Ela é feita através de aparelhos específicos ou de produtos dermocosméticos que promovem a remoção de células mortas e uma consequente renovação celular.

Tratamento com laser

O tratamento com alguns tipos de laser são outra opção para remoção de manchas e cicatrizes causadas pela acne.

Alguns modelos utilizam o princípio da “destruição” da camada mais superficial da pele, causando uma renovação celular para clareá-las ou removê-las.

Existem também alguns lasers que são eficazes na redução das lesões inflamatórias da acne, pois atuam aquecendo a região tratada, fazendo com que as glândulas sebáceas diminuam sua atividade produtora de sebo.

Limpeza da pele

A limpeza correta da pele é outra opção para ajudar a combater e a tratar a acne. A utilização de produtos específicos como sabonetes, tônicos e géis sempre devem ser indicados por profissionais especializados, pois caso contrário, podem acabar piorando o quadro.

Influência da alimentação

Ainda que não seja totalmente comprovado pela ciência que a alimentação possa influenciar no desenvolvimento da acne, existem alguns alimentos que podem contribuir para seu aparecimento em algumas pessoas como:

Em contrapartida, mas também ainda sem muitos estudos que comprovem sua eficácia, também existem alimentos que ajudam a eliminá-las:

Como se prevenir

Existem algumas formas de se prevenir contra o aparecimento da acne e a mais simples delas começa com uma higiene adequada da pele, com o uso de produtos específicos, normalmente indicados por um especialista.

Outra maneira de prevenção é evitar o uso de cosméticos que possuem formulação muito oleosa ou aumentem a oleosidade da pele.

A exposição ao sol pode melhorar a pele acnéica, porém é uma melhora temporária e não deve ser exagerada. Lembrando que pessoas com acne, assim como qualquer outra, devem se expor ao sol de maneira cuidadosa, racional e protegida.

Valor do tratamento para Acne

O preço do tratamento para acne pode variar de acordo com o protocolo e o procedimento a serem utilizados.

O número de sessões e a possível associação de procedimentos também pode influenciar no valor final, sendo que esses fatores deverão ser avaliados com cuidado por um profissional especializado.

Os procedimentos devem ser realizados em consultórios ou clínicas dermatológicas, por profissionais especializados, com ampla experiência e conhecimento na área.

Onde tratar a Acne no Rio de Janeiro

Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC há mais de 10 anos.

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.

Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.

Sair da versão mobile