A Toxina Botulínica, mais conhecida pelo nome comercial de sua marca mais famosa, o Botox, é extraída de uma bactéria e por ter um efeito paralisante em nossa musculatura, passou a ser amplamente utilizada na medicina para fins estéticos.
Sua aplicação tem o objetivo de reduzir ou atenuar a contração de alguns músculos faciais, diminuindo a formação de rugas causadas pelo movimento contínuo das nossas expressões.
A toxina botulínica também é utilizada para outros fins, podendo ajudar no tratamento de enxaquecas crônicas e problemas como a distonia cervical (espasmos repetitivos no pescoço e cabeça), hiperidrose (produção excessiva de suor) e até em casos de bexiga hiperativa.
Como funciona
Alguns músculos do nosso rosto, através do constante movimento das nossas expressões faciais, acabam “amassando” nossa pele e causando as tão temidas rugas.
A aplicação de toxina botulínica enfraquece e até paralisa o movimento desses músculos por alguns meses, fazendo com que esse “amassado” se desfaça ou torne-se mais discreto.
A aplicação de toxina botulínica também pode fazer com que o paciente perca o costume de realizar contrações viciosas e repetidas da face, atenuando a formação de rugas a longo prazo, mesmo quando já não há efeito nenhum da substância.
A paralisia controlada induzida pela toxina em certas regiões do rosto, faz com que o indivíduo se acostume a não utilizar tanto aquela musculatura.
A toxina pode ainda melhorar alguns aspectos naturais, como por exemplo, a posição das sobrancelhas ou a correção do sorriso, minimizando até mesmo o aparecimento excessivo das gengivas, chamado de sorriso gengival.
Não existe uma idade adequada para iniciar esse procedimento ou limite de quantidade de sessões. O protocolo de atendimento deve ser individualizado, dependendo de cada caso e dos pontos a serem tratados.
Aplicações do Botox e dúvidas comuns
Como dissemos acima, a aplicação do Botox tem vários benefícios e a toxina pode ser utilizada no tratamento de vários casos.
Veja abaixo:
Tratamento das rugas de expressão
As rugas podem ter diversas causas, sendo as mais comuns, ligadas ao envelhecimento dos tecidos da pele, à exposição excessiva ao sol sem a devida proteção, ao convívio com a poluição do ar e ao hábito de fumar.
Já as rugas de expressão, além de serem originadas por uma combinação de todos esses fatores, aparecem principalmente devido ao movimento contínuo e repetitivo dos músculos do rosto, através das nossas expressões faciais.
Para a prevenção do surgimento de rugas de expressão, é aconselhável uma rotina de cuidados adequada para cada tipo de pele, que inclua higienização e hidratação e uso de protetor solar.
Além disso, é preciso fazer a manutenção de hábitos saudáveis, como por exemplo evitar o consumo de cigarro e álcool e mantendo uma alimentação balanceada.
O tratamento das rugas de expressão com a toxina botulínica apresentam ótimos resultados, porém, o acompanhamento de um médico dermatologista é indispensável.
Harmonização e Contorno Facial
A harmonização facial é considerada um conjunto de procedimentos que visam corrigir possíveis assimetrias em nosso rosto, como por exemplo delinear melhor o contorno dos lábios e da mandíbula.
Além da utilização da toxina botulínica, também é comum a aplicação de outras substâncias sob a pele – como é muitas vezes o caso do ácido hialurônico – que além das correções no contorno de rosto e boca, também preenche sulcos e vincos formados pelas rugas de expressão.
Ao realizar uma harmonização facial, cabe ao dermatologista avaliar não somente a aparência, mas também as condições gerais de saúde da pele.
É muito importante alinhar as expectativas do paciente às possíveis intervenções, de forma que o resultado seja de fato, um rosto mais harmônico, promovendo beleza com naturalidade.
Preenchimento Facial e tratamentos com Botox
É importante salientar que, apesar de terem objetivos um tanto semelhantes e muitas vezes serem utilizadas em conjunto, a aplicação de toxina botulínica e o preenchimento facial são procedimentos totalmente diferentes.
A toxina botulínica atua na musculatura. Já o preenchimento busca dar volume ao tecido, muitas vezes fazendo reposição de substâncias naturais produzidas pelo próprio corpo humano.
O preenchimento facial com ácido hialurônico é o procedimento mais procurado atualmente nos consultórios dermatológicos e seu principal objetivo é aumentar o volume de áreas com flacidez na pele do rosto,
O preenchimento ainda estimula a produção de colágeno, melhorando a textura e a hidratação da região aplicada.
As áreas mais procuradas para tratamento são: a região malar (bochechas/maçã do rosto) para dar mais volume e a região da mandíbula e o preenchimento labial para delinear o contorno e amenizar rugas.
Rejuvenescimento e Prejuvenation
O rejuvenescimento facial está ligado a apresentação de uma pele com aspecto mais jovem, sendo o principal resultado esperado ao se adotar rotinas de cuidados e tratamentos específicos.
Os tratamentos de rejuvenescimento se efetuados por profissionais capacitados, ajudam a remover rugas, linhas de expressão e manchas, retardando a até neutralizando os efeitos do envelhecimento.
O envelhecimento da pele do rosto, colo e pescoço e seus efeitos como a falta de elasticidade e o aparecimento de rugas e marcas de expressão, podem ser retardados e até mesmo evitados com a adoção de uma rotina diária de cuidados.
O termo prejuvenation (junção de prevenção e rejuvenescimento) engloba uma tendência que alia os mais modernos tratamentos no que diz respeito a cuidados preventivos com a pele.
Cuidados e benefícios à autoestima
Estudos já comprovaram que uma rotina de cuidados pessoais e hábitos de vida mais saudáveis, acabam elevando a autoestima das pessoas.
Os cuidados com a pele do rosto, além de serem essenciais para nos deixar com uma aparência mais jovem, também trazem inúmeros benefícios a nossa autoestima.
Algumas dicas de cuidados com o corpo e a pele são unanimidade entre os especialistas e nos ajudam a melhorar esse aspecto psicológico.
Dentre elas podemos destacar:
- Ingerir a quantidade correta de água;
- Manter uma alimentação saudável;
- Praticar exercícios físicos;
- Usar de protetor solar.
Queixas e aplicações mais comuns da Toxina Botulínica
Existem algumas queixas e solicitações de tratamentos mais comuns de serem ouvidas nos consultórios e clínicas dermatológicas. Dentre elas, as relacionadas aos famosos “pés de galinha” (rugas no canto externo dos olhos), o “código de barras” (rugas ao redor da boca, muito comum em fumantes) e as rugas de “susto” observadas na testa, são as campeãs de reclamações e tratamentos.
É importante lembrar que antes de se submeter a qualquer tipo de tratamento, é indispensável buscar a orientação de um médico dermatologista.
Somente ele será capaz de avaliar seu tipo de pele, sua anatomia e determinar o tratamento que irá proporcionar o melhor resultado, com maior naturalidade e menor risco.
Indicações
A indicação para a realização de cada tratamento vai depender do tipo do problema, condição da pele, anatomia e objetivo de cada paciente.
Por exemplo, sabemos que a aplicação de toxina botulínica ajuda a minimizar os efeitos do envelhecimento. Contudo a toxina também apresenta inúmeros outros benefícios, como sua utilização na redução da produção de suor e odores nas mãos, pés, axilas, abaixo dos seios e no couro cabeludo.
O Botox também vêm sendo utilizado atualmente na prevenção e redução de cicatrizes, além de doenças inflamatórias diversas. É também utilizado no tratamento dos famosos pés de atleta (frieiras), correção de paralisias e assimetrias faciais, dentre outros usos.
A toxina também é utilizada com sucesso para tratamento de dores de cabeça, e para bruxismo, hábito de ranger dentes, algumas dores na mandíbula, e até afinamento de rosto e pescoço.
É útil também como coadjuvante no tratamento da rosácea e oleosidade da pele.
Preço do tratamento com Botox
O preço de um tratamento com Botox varia de acordo com a situação e objetivo de cada paciente.
O número de sessões também é variável e ficará sujeito a alguns fatores que deverão ser avaliados com cuidado por um profissional especializado.
O procedimento deve ser realizado em consultórios ou clínicas dermatológicas, por profissionais especializados, com ampla experiência e conhecimento na área.
Duração e manutenção dos tratamentos
A duração dos efeitos do tratamento com toxina botulínica é passageira, podendo variar entre 4 e 12 meses.
Para que o resultado seja mais duradouro, é aconselhável a realização de novas aplicações e a manutenção do seu efeito.
Durante as sessões, geralmente são aplicados anestésicos tópicos para minimizar o incômodo durante o procedimento.
O paciente poderá voltar às atividades normais imediatamente, com pouquíssimas restrições, a serem observadas de acordo com a orientação do médico especialista.
Onde fazer aplicação de Botox no Rio de Janeiro
Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC ha mais de 10 anos.
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.
Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.