O Microagulhamento, muitas vezes chamado pelo nome Dermaroller, é um procedimento estético com o objetivo de remover alguns tipos de cicatrizes, diminuir manchas, rugas e linhas de expressão.
Esse tratamento promove uma estimulação natural na produção de colágeno, através de suaves perfurações com microagulhas, resultando assim numa pele com mais aparência mais firme e uniforme.
Quer saber mais sobre o procedimento? Leia o post a seguir.
Dermaroller ou Microagulhamento
O microagulhamento é um tratamento feito com um dispositivo cilíndrico, envolto por inúmeras agulhas, que é passado sobre a pele.
Essas agulhas provocam furos muito finos, com o objetivo de causar um dano dentro da pele, com lesão mínima em sua superfície.
Esse procedimento consegue produzir grande quantidade de colágeno novo, tratando assim diversos tipos de problemas de pele.
Benefícios
A técnica de microagulhamento possui inúmeros benefícios e pode ser utilizada no tratamento de diversos problemas de pele.
O Dermaroller apresenta resultados satisfatórios no tratamento das estrias (inclusive estrias brancas), sendo também uma das melhores opções para amenizar a aparência de cicatrizes de acne e poros abertos.
Também atenua rugas finas, linhas de expressão, envelhecimento e flacidez cutânea, sendo um dos tratamentos preferidos entre as artistas famosas.
Vale destacar uma melhora no aspecto, cor e textura de cicatrizes cirúrgicas ou traumáticas e também de queimaduras.
O procedimento também é útil no tratamento da calvície, pois melhora a circulação no couro cabeludo e gera fatores de crescimento que podem fazer surgir novos fios de cabelo.
Como funciona o Microagulhamento com Dermaroller
O microagulhamento com Dermaroller é uma espécie de rolo envolto com microagulhas feitas de aço cirúrgico ou titânio.
Essas agulhas penetram na pele por várias vezes causando pequenas perfurações que estimulam naturalmente a regeneração da pele.
Como uma reação de defesa do organismo, as células epiteliais se multiplicam e estimulam a produção de colágeno e elastina, promovendo assim uma pele mais uniforme, lisa e bonita.
O microagulhamento pode também ser usado no intuito de “drug delivery”, termo utilizado para designar os instrumentos que por meio de furos conseguem introduzir medicamentos, substâncias e vitaminas dentro da pele. Nesse caso, as substâncias são aplicadas antes, durante ou depois do procedimento.
A potência e profundidade de microagulhamento dependem do número de passadas e principalmente do tamanho das agulhas. Esse tamanho será escolhido de acordo com a doença a ser tratada.
Aplicações do Microagulhamento em tratamentos estéticos
O microagulhamento pode ser aplicado em diversos tipos de tratamentos estéticos. Veja abaixo os principais:
Tratamento do Melasma
O melasma é um problema que afeta principalmente mulheres em idade reprodutiva e é caracterizado por manchas amarronzadas que podem atingir a epiderme e a derme da pele.
O tratamento para melasma promove, além de uma estimulação da produção de colágeno, a redução da pigmentação de manchas de melasma.
Tratamento das Estrias
O tratamento de estrias com Dermaroller consiste em deslizar o aparelho que possui várias microagulhas em cima do local das estrias.
Ao penetrar na pele, essas microagulhas causam pequenas lesões que permitem que os cremes ou ácidos aplicados tenham uma maior absorção, estimulando a produção de colágeno e elastina no local, melhorando significativamente a aparência das estrias.
Tratamento de Rugas
No caso do tratamento para rugas, o princípio é o mesmo: o Dermaroller é deslizado pelo rosto em cima das rugas, fazendo com que o organismo seja estimulado a renovar a pele do local.
Essa regeneração do tecido epitelial, através de uma maior produção de colágeno e elastina, promove uma melhora significativa na textura da pele, deixando-a mais firme e com aparência mais lisa.
Tratamento de Cicatrizes
O tratamento de vários tipos de cicatrizes através do microagulhamento têm se mostrado muito eficiente nos consultórios dermatológicos atualmente.
É possível amenizar a aparência de cicatrizes de acne, de machucados, de cirurgias e até mesmo estrias (que também é um tipo de cicatriz) através desse procedimento que regenera a pele da região tratada.
Tratamento de Poros Abertos
Nossa pele possui uma infinidade de poros espalhados por todo o corpo. Alguns desses “pontinhos” acabam se tornando maiores em regiões que concentram maior número de glândulas seborréicas, como na zona “T” do rosto.
A técnica de microagulhamento com Dermaroller provoca uma pequena perfuração na pele, causando uma feridinha que induz o organismo a produzir mais colágeno, sendo bem eficaz no tratamento de poros abertos.
Rejuvenescimento da face, pescoço e mãos
Com o passar dos anos, a pele do nosso rosto, pescoço e mãos vai perdendo o viço, o brilho e a elasticidade, sendo o desejo de muitos voltar a ter uma pele mais firme, com aparência mais jovial e bonita.
O tratamento consegue promover um rejuvenescimento satisfatório dessas áreas através da técnica, podendo ser associada a outros protocolos.
A regeneração completa da pele na região tratada, consegue devolver esse tão desejado aspecto mais jovial ao paciente.
Tratamentos Capilares
O microagulhamento também pode ser utilizado em tratamentos capilares, sendo quase sempre necessário aliar o uso de suplementações e medicações via oral.
O couro cabeludo ao ser lesionado pelas microagulhas, libera fatores de crescimento da própria pele e estimula o crescimento dos fios, além de permitir uma melhor absorção de medicamentos ou cosméticos para tratamento de queda capilar.
Número de sessões
O número de sessões indicadas para cada tipo de tratamento que pode ser realizado com o Dermaroller pode variar de acordo com o problema a ser tratado e com o objetivo do paciente.
Lembrando que somente um profissional capacitado é capaz de realizar qualquer tipo de procedimento de microagulhamento sem oferecer nenhum risco ao paciente.
Cuidados antes e depois do Microagulhamento
Antes da realização do procedimento, são necessários alguns cuidados que podem variar de acordo com cada tipo de pele, por isso torna-se imprescindível passar por uma avaliação médica.
Após o procedimento, a pele poderá apresentar descamação, crostas superficiais, vermelhidão, ardor e um leve inchaço. Poderá ser receitado o uso de cicatrizantes e água termal para acalmar a pele.
É recomendado evitar a exposição ao sol e sempre fazer o uso de filtro solar. Além disso, nunca se deve arrancar as casquinhas e crostas que podem se formar após o procedimento.
Resultados esperados após o tratamento de Microagulhamento
Após o tratamento com Dermaroller é normal a pele descamar e dentro de uma semana já é notada uma melhora em sua textura e viço.
Com o passar dos dias é possível observar uma redução nas rugas, diminuição de cicatrizes, linhas de expressão, estrias e clareamento de manchas.
O microagulhamento promove uma regeneração da pele, através do aumento da produção de colágeno e elastina, melhorando sua textura, tônus e firmeza.
Contraindicações
Existem algumas contraindicações. Veja abaixo:
- Pacientes com problemas de coagulação sanguínea;
- Pacientes com diabetes não controlado, câncer, alguma lesão ou doença de pele ativa na região que será tratada;
- Pacientes com acne ou herpes ativa;
- pacientes que têm psoríase ou fez uso de isotretinoína (tratamento de pele com Roacutan) nos 6 meses anteriores;
- Pessoas com propensão a quelóides devem ser avaliadas.
O tratamento associado ao uso de medicamentos também não é indicado para gestantes. Se for apenas o tratamento mecânico, deverá ser discutido com o médico a real necessidade de realização nesse período.
Preço do tratamento com Dermaroller
O preço do tratamento pode variar de acordo com o problema a ser tratado e com a quantidade de sessões.
Somente um médico especializado será capaz de avaliar se será possível alcançar o resultado desejado pelo paciente.
Onde fazer Microagulhamento no Rio de Janeiro
Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC há mais de 10 anos.
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.
Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.