Hoje em dia, além da dermatologia clínica, temos a dermatologia cirúrgica. Os dermatologistas são treinados para realizarem as pequenas cirurgias para correção, retirada, melhora estética e diagnóstico das lesões da pele.
O que é a Dermatologia Cirúrgica
É também chamada de Dermatologia Cirúrgica ou cirurgia da pele. Merece destaque a ação dos dermatologistas na cirurgia do câncer de pele, o câncer mais comum no ser humano.
Dermatologia Cirúrgica é uma área da dermatologia em pleno avanço, e os dermatologistas, com a devida capacitação, e diversos equipamentos e tecnologias, tomaram para si a responsabilidade de procedimentos que ficam na fronteira com a área de atuação da cirurgia plástica, tornando o atendimento ao paciente mais completo e bem-sucedido.
Como atua o dermatologista
O paciente será avaliado quanto à necessidade e melhor modalidade de tratamento, doenças existentes e uso de medicamentos, tipo de cicatrização e pigmentação da pele.
Em casos selecionados, o paciente poderá ser submetido a exames prévios, e há chance de serem prescritos antibióticos e anestésicos prévios.
De forma geral, imediatamente antes dos procedimentos, será feita a tricotomia (corte dos pelos da região), assepsia (eliminação de microorganismos) com sabões, álcoois, clorexidine ou iodo, e infiltração de anestésico (para eliminar a sensação de dor) com uma agulha fina.
Especialidades da Dermatologia Cirúrgica
Excisocirurgia
É o corte da pele e do tecido indicado com lâmina de bisturi ou punch (um instrumento semelhante a uma caneta ou canudo que faz cortes circulares na pele).
A cirurgia pode ser excisional, quando se retira toda a lesão da pele, ou incisional, quando é retirado apenas uma parte da lesão.
Na maioria das vezes essa “peça” de tecido da pele é enviada para exame histopatológico (no microscópio), a biópsia de pele.
Normalmente, a área operada é suturada (costurada) com fios de tipos e características diversas, a depender de cada caso, e será feito o curativo. Esses pontos serão retirados entre 7 e 21 dias.
Curetagem
É a “raspagem” da pele com um instrumento afiado chamado cureta para remover principalmente a parte mais externa de tumores benignos na pele, tais como ceratoses, verrugas, calos, ocorrendo um pequeno sangramento, rapidamente controlado.
Saucerização e “shaving”
É o corte com instrumentos e tesouras específicos de tumores ao nível da superfície cutânea, como fibromas, pólipos e sinais.
Eletrocirurgia
É vulgarmente conhecido como bisturi elétrico ou laser, mas na realidade é utilizada uma corrente elétrica de baixa voltagem, baixa frequência e alta amperagem que é transformada em calor na extremidade de um dispositivo metálico que transfere calor para o tecido até que ocorra destruição das lesões na pele.
É também útil para o tratamento das verrugas, ceratoses, pólipos, fibromas, angiomas rubis (“pintas vermelhas”), sinais, cânceres de pele, manchas senis, etc.
Criocirurgia e crioterapia
É o uso de substâncias químicas em baixa temperatura para destruição e tratamento de tecidos da pele. O produto mais utilizado é o nitrogênio líquido, a cerca de -196° C.
Utilizado comumente para tratar verrugas, sinais, ceratose, cânceres de pele e lesões pré-malignas, “manchas senis”, etc.
Quimiocirurgia
É o emprego de ácidos e substâncias na superfície da pele com o objetivo de destruição de células de tumores como ceratose, verrugas e até cicatrizes de acne.
Podemos destacar, dentre eles, o ácido nítrico fumegante, ácido tricloracético (ATA ou TCA), fenol, podofilina, etc.
Subcisão
É o uso de uma agulha com ponta cortante para remover fibroses, traves, ou simplesmente estimular a formação de coágulo no interior da pele, preenchendo camadas cutâneas e estimulando a produção de colágeno.
Auxilia no tratamento de estrias, celulites (lipodistrifia ginoide), rugas, cicatrizes de acne e algumas outras cicatrizes.
Microagulhamento
São dispositivos que utilizam a tecnologia de microagulhas (de 0,5 a 2,5 mm) muito finas que perfuram a camada superficial da pele e tem poder de estimular a produção de colágeno na derme.
É útil para a entrega de medicamentos para dentro da pele, por meio dos canais e caminhos formados pelas agulhas.
Usado também para o tratamento de cicatrizes de acne e outras cicatrizes, rugas, estrias, poros dilatados e até manchas, como melasma.
Preço do tratamento
O preço poderá variar de acordo com o objetivo do paciente e a quantidade de sessões necessárias para alcançar o resultado pretendido.
Somente um profissional especializado será capaz de indicar o procedimento mais eficaz para cada tipo de paciente.
Dermatologia Cirúrgica no Rio de Janeiro
Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC ha mais de 10 anos.
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.
Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.