A dermatoscopia é um exame dermatológico não invasivo que possibilita uma análise bem detalhada da pele através da utilização de um aparelho chamado dermatoscópio.
Este aparelho projeta uma luz sobre a pele e possui uma lente capaz de ampliar cerca de 6 a 400 vezes o tamanho real da imagem que está capturando, permitindo observar a pele com mais detalhes e precisão.
Uma visão detalhada do tecido epitelial permite a análise de suas principais estruturas em profundidade, facilitando a investigação e o diagnóstico de alterações e doenças.
Para que serve
O exame de dermatoscopia é indicado para pacientes com lesões na pele que aparentam ter algum grau de malignidade. Através dele é possível realizar um diagnóstico mais preciso e determinar o tratamento mais adequado.
Ao realizar a aplicação do dermatoscópio sobre a lesão, mancha ou pinta, é possível observar detalhes e características que podem identificar a presença de lesões pigmentadas, verificar a gravidade de alguma alteração e a presença de infiltrações.
A dermatoscopia é uma grande aliada dos médicos dermatologistas, pois os possibilitam indicar um tratamento precoce para o problema de seus pacientes, ao mesmo tempo que esperam o resultado de outros exames que possam ter sido solicitados.
Vantagens da Dermatoscopia
Uma das principais vantagens da realização da dermatoscopia é a possibilidade da identificação de características tanto visíveis quanto invisíveis a olho nu das lesões cutâneas.
Esse tipo de exame também permite a elaboração de um diagnóstico mais preciso e muitas vezes precoce do câncer de pele, podendo assim evitar biópsias desnecessárias.
Outra vantagem, é que além de proporcionar uma análise profunda da pele na hora do exame, a dermatoscopia possibilita a digitalização no computador das imagens capturadas, possibilitando a criação de um banco de dados para acompanhar a evolução das lesões dos pacientes.
Como é feita
Conforme já dito anteriormente, a dermatoscopia é um exame não invasivo, ou seja, não “invade” o corpo do paciente com cortes ou agulhas. É realizado por um médico dermatologista, através de um aparelho – o dermatoscópio que possibilita a ampliação da imagem da pele em até 400x.
Esse aparelho, ao ser colocado na pele do paciente sobre o local da lesão, emite um feixe de luz, que juntamente com sua lente de aumento, possibilita uma observação bem detalhada e profunda do local.
Alguns aparelhos ainda permitem a possibilidade de serem ligados a uma máquina fotográfica digital ou um computador, onde se pode fazer a captação das imagens para serem avaliadas posteriormente e para a criação de um banco de dados do paciente.
Dermatoscopia Digital
Existem dois tipos de dermatoscopia: a considerada “convencional” é quando o aparelho utilizado, o dermatoscópio não possui um processador eletrônico da imagem. Nesse tipo, o médico vê somente através de suas lentes e a ampliação da imagem é de até 20x.
Já na dermatoscopia digital, o dermatoscópio é uma microcâmera e as imagens são processadas por um computador. A ampliação da imagem é bem maior, em alta resolução e ainda é possível armazená-las, criando um banco de dados.
Dermatoscopia Capilar
A dermatoscopia capilar, também chamada de tricoscopia é um exame não invasivo, realizado com um equipamento óptico chamado dermatoscópio, que possibilita a observação minuciosa do couro cabeludo e dos fios de cabelo através da geração de uma imagem aumentada do local.
Esse tipo de exame consegue analisar profundamente a estrutura do cabelo e assim diagnosticar doenças como dermatites e alopécias, além de permitir ao médico verificar a resposta e os resultados dos tratamentos realizados.
O exame de dermatoscopia é indicado para pacientes de ambos os sexos e em qualquer idade, incluindo gestantes que estejam observando alterações no couro cabeludo e principalmente queda acentuada dos fios de cabelo.
Qual o preço do exame (especular preço de acordo com a área a ser avaliada)
O preço do exame de dermatoscopia pode variar de acordo com a área a ser avaliada. O procedimento deve ser realizado em consultórios ou clínicas dermatológicas, por profissionais especializados, com ampla experiência e conhecimento na área.
Onde fazer a Dermatoscopia no Rio de Janeiro
O Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titulado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC há mais de 10 anos.
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.
Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.