Clínica Tiago Silveira – Dermatologia e Tricologia – Tijuca / RJ

Fios PDO ou Silhouette: Como funcionam, indicações, preço e cuidados

efeito lifting

O uso de fios de sustentação no tratamento de rugas e flacidez tornou-se uma técnica muito utilizada há uns anos atrás com a introdução de fios permanentes como o fio russo, fio de ouro e fio búlgaro.

Com o passar do tempo, devido à seus efeitos adversos, os fios permanentes foram substituídos pelos fios de sustentação absorvíveis – Fio PDO e o Fio Silhouette, feitos com substâncias compatíveis com o corpo humano.

Saiba tudo a respeito:

Entenda os tratamentos com Fio PDO e Fio Silhouette

Ambos são técnicas utilizadas no tratamento da flacidez da pele do rosto e região do pescoço e papada.

Fio PDO

O fio PDO é composto por um polímero usado há muitos anos, em vários dispositivos médicos – a polidioxanona que é biocompatível com o tecido humano e totalmente reabsorvível pelo organismo. 

Sua aplicação é capaz de promover a ativação de fibroblastos e consequente produção de colágeno.

Os Fios de PDO podem ser de dois tipos: Fios para tração (da mesma forma que os fios Silhouette) e os Fios sem tração, para estímulo de colágeno. 

Fio Silhouette

O Fio Silhouette ou Sutura Silhouette é um procedimento inovador que busca uma elevação dos tecidos com efeito lifting discreto, mas sem cirurgia. 

É produzido em ácido polilático e recomendado para pacientes que têm medo ou não podem se submeter a procedimentos cirúrgicos, apresentando bons resultados com poucas complicações, sem cicatrizes e com recuperação rápida. 

Efeito Lifting

O fio Silhouette e o fio de PDO de tração possuem respectivamente microcones  e garras de sustentação, que num primeiro momento se fixam à camada subcutânea e remodelam a pele, ajudando a produzir um efeito lifting no local aplicado.

 Esse resultado já pode ser observado imediatamente após sua aplicação e nos meses seguintes, o fio segue promovendo uma estimulação na produção de colágeno e uma melhora gradativa na qualidade da pele.

Já o fio PDO de estímulo de colágeno não produz esse efeito lifting imediato e seus resultados podem ser observados apenas algumas semanas depois da aplicação, quando a produção de colágeno pelo organismo se torna mais intensa.

Fios de pdo de estímulo de colágeno não fazem tração, mas fazem estímulo de colágeno, sendo usado para melhorar a espessura da pele, rugas finas e flacidez, como as rugas dos pés de galinha, códigos de barra e rugas do sorriso na bochecha. 

Existem fios que promovem uma maior produção de colageno para melhora de rugas fixas,  como bigode chinês, linha de marionete, rugas entre as sobrancelhas e rugas da testa. 

Como funciona o tratamento

Para a realização do tratamento, primeiramente é feita uma avaliação por um médico dermatologista, onde será detectado o problema a ser tratado e definida a melhor técnica a ser utilizada.

O tratamento geralmente é realizado no próprio consultório, podendo ser utilizados anestésicos locais e consiste na inserção de agulhas que deixam o fio por baixo da pele. 

Esse processo provoca um trauma nos tecidos da pele, o que gera um processo inflamatório como resposta, e posteriormente a cicatrização da área com a produção de novos tecidos.

De acordo com o tipo de aplicação, ocorre um efeito lifting imediato com a tração dos tecidos e pode ser observado logo após o procedimento. 

Outro resultado esperado ao longo das semanas posteriores à aplicação, é o estímulo da produção de colágeno que proporciona uma melhora no aspecto das rugas.

Vantagens do tratamento

O tratamento com fio PDO traz inúmeras vantagens para os pacientes que o realizam. Uma das principais, é o seu efeito imediato. Continue lendo nosso post e descubra mais algumas.

Sem preparação especial

O procedimento com fio PDO não exige nenhuma preparação especial antes de sua aplicação. 

Como no caso de qualquer procedimento estético, é sempre recomendado uma avaliação de um profissional capacitado antes de sua realização.

É realizado de forma rápida, no próprio consultório e leva cerca de 40 minutos.  O pós-operatório também é considerado muito simples, sem grandes restrições de atividades.

Não exige anestesia

Por ser um procedimento pouco invasivo, ou seja, não utiliza cortes durante sua aplicação, não é necessário o uso de anestesias complexas, apenas uma anestesia local já é o suficiente.

Não altera a expressão facial

A aplicação de fios PDO promovem uma suspensão dos tecidos e deixam a pele com um aspecto mais liso, viçoso e jovial, sem alterar a expressão facial.

Não promove cicatrizes ou sangramento importante

É um procedimento minimamente invasivo e não utiliza cortes para sua realização, não promovendo assim nem cicatrizes ou grandes sangramentos. 

Os fios são inseridos nas camadas internas da pele através de agulhas muito finas, sendo uma técnica considerada segura e com baixos riscos de efeitos colaterais. 

Improvável risco de alergia

A realização do tratamento não oferece riscos de alergia porque os fios de sustentação mais utilizados no mercado atualmente, são compostos de substâncias biocompatíveis, ou seja, de materiais que não causam danos ou rejeição pelo organismo.

Permite vários procedimentos ao longo da vida

O efeito do tratamento têm duração de aproximadamente 12 meses, sendo possível realizar um novo procedimento após esse período.

Indicações e Razões para fazer o tratamento

O tratamento com fio PDO é indicado para combater diversos problemas relacionados à rugas e flacidez em áreas do rosto e da região do pescoço.

Tratamento do Bigode Chinês

O bigode chinês ou sulco nasogeniano é um tipo de ruga que aparece entre o nariz e o canto dos lábios e incomoda muita gente, mas através do tratamento com fios PDO é possível amenizar sua aparência.

Tratamento do Sulco de Marionete

Segundo o próprio nome sugere, essas rugas criam marcações similares às de um boneco marionete, que aparecem nas laterais da boca e descem até o queixo e também podem ser amenizadas através do tratamento com fio PDO. 

Tratamento da Papada

A papada pode surgir devido a um excesso de pele, ao acúmulo de gordura e também devido à uma flacidez muscular. A utilização de fios de PDO ajuda a reduzir a papada e a remodelar os contornos do rosto com resultados bem eficazes.

Tratamento da Flacidez no pescoço

O uso da técnica com fios de PDO no tratamento contra a flacidez no pescoço é mais eficaz quando a papada é derivada de flacidez de pele.

Elevação de sobrancelhas

O envelhecimento traz muitas consequências ao nosso corpo e pele, e uma delas é a queda das sobrancelhas, que pode gerar um aspecto de cansaço, comprometendo a jovialidade do rosto. O tratamento com fios PDO é uma opção para elevar as sobrancelhas, amenizando o ar de cansaço provocado por sua queda natural.

Procedimento e resultados esperados

Conforme já dito anteriormente, os fios de sustentação biocompatíveis são inseridos por baixo da pele através de microcânulas em um procedimento pouco invasivo e podem promover um efeito lifting imediato dos tecidos, além de estimular a produção de colágeno.

Os fios podem permanecer no organismo por até 6 meses e mesmo após sua completa absorção, o processo inflamatório que induz a produção de colágeno pode persistir e seus resultados podem durar até 2 anos.

Número de sessões necessárias

O número de sessões necessárias para se obter resultados satisfatórios pode ser variável, pois depende do problema a ser resolvido e fica sujeito a alguns fatores que deverão ser avaliados com cuidado por um profissional especializado. 

Cuidados antes dos procedimentos

Antes de realizar o procedimento com fio PDO, o paciente deverá observar se não está com nenhum tipo de infecção ativa na face, pois isso pode impedir sua realização.

Outra dica importante que deve ser seguida é o paciente verificar o local e principalmente o profissional que irá realizar o procedimento para não ser surpreendido com resultados indesejados.

Cuidados e recomendações após os procedimentos

A realização do procedimento com fio PDO apesar de ser minimamente invasiva, pode causar um leve inchaço e vermelhidão na área tratada. Outro efeito provável são pequenos hematomas que podem aparecer no local onde as microcânulas foram inseridas.

Esses efeitos podem desaparecer em poucos dias, mas para amenizar seus sintomas, é recomendado realizar compressas geladas nas primeiras 48 horas e evitar massagear, pressionar ou realizar movimentos excessivos na região tratada na primeira semana.

Quanto tempo dura o resultado

Os fios de PDO geralmente são absorvidos pelo organismo num período entre 6 e 8 meses após a realização do procedimento, mas o processo inflamatório gerado no local da inserção dos fios continua produzindo um efeito por mais uns meses.

Quem não pode fazer o tratamento

Existem algumas contraindicações para a realização do tratamento com fio de PDO, dentre eles destacam-se:

Preço do tratamento 

O preço de um tratamento com fio PDO varia de acordo com a situação e objetivo de cada paciente. 

O procedimento deve ser realizado em consultórios ou clínicas dermatológicas, por profissionais especializados, com ampla experiência e conhecimento na área.

Onde fazer o tratamento com Fios PDO ou Silhouette no Rio de Janeiro

Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC há mais de 10 anos.

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.

Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.

Sair da versão mobile