Clínica Tiago Silveira – Dermatologia e Tricologia – Tijuca / RJ

Mesoterapia: para que serve, como funciona, preço e cuidados

A mesoterapia é uma das muitas soluções estéticas encontradas atualmente no mercado da medicina dermatológica.

Considerado um procedimento bastante eficaz, é muito utilizada para o tratamento de diferentes problemas como estrias, celulites, gordura localizada, calvície, dentre outros.

Saiba mais sobre mesoterapia lendo o post abaixo.

O que é Mesoterapia

A mesoterapia é um procedimento estético, não cirúrgico e minimamente invasivo que consiste na aplicação de injeções locais na pele, compostas por uma ou várias substâncias medicamentosas.

Essas injeções geralmente são aplicadas na derme (uma das camadas internas da pele) e podem ser combinações de medicamentos, vitaminas, minerais, enzimas e outras substâncias, dependendo da finalidade do tratamento.

A possível combinação de medicamentos pode variar em função dos objetivos e das necessidades de cada paciente e por ser um procedimento local, seus resultados são intensificados e os riscos de efeitos colaterais ficam minimamente reduzidos.

Para que serve a Mesoterapia Corporal

Por ser um procedimento considerado seguro e com resultados muito eficazes, a mesoterapia é bastante utilizada em tratamentos estéticos corporais como no combate à gordura localizada, celulite, estrias brancas, flacidez, rugas, marcas de expressão e manchas.

Gordura Localizada

Gordura localizada é o acúmulo em certas regiões do corpo, de todo o excesso de calorias, gorduras e carboidratos que consumimos e que não são transformados em energia pelo nosso organismo.

A mesoterapia com enzimas, também conhecida como lipo enzimática, é um tratamento contra gordura localizada muito procurado por ser menos invasivo e ter uma recuperação bem mais rápida do que uma lipoaspiração tradicional.

Celulite

As celulites são o resultado do acúmulo de gordura e flacidez em certas partes do corpo e seus principais fatores causadores são: a genética, problemas circulatórios, alterações hormonais e estilo de vida desregrado (má alimentação, sedentarismo, estresse, excesso de fumo e álcool).

Esses temidos “furinhos” podem ser combatidos com a mesoterapia, sendo utilizado o mesmo princípio que combate à gordura localizada: substâncias medicamentosas são injetadas nas camadas internas da pele com o objetivo de destruir ou fluidificar as células de gordura, que serão posteriormente eliminadas pelo organismo ou usadas como fontes de energia.

Estrias Brancas

As estrias são lesões em forma de linhas, que aparecem devido a um estiramento bruto da pele e consequente destruição de suas fibras de colágeno e elastina. Elas podem ter coloração avermelhada (estrias recentes) ou branca (estrias mais antigas).

O tratamento de mesoterapia é muito eficaz contra estrias brancas, e funciona com a injeção de substâncias medicamentosas na pele ao longo de seu trajeto.

Essas substâncias ativam a circulação do local e estimulam a produção de fibras elásticas e de colágeno que irão preencher as estrias, diminuindo seu tamanho e melhorando significativamente sua aparência.

Flacidez da pele

A flacidez é um processo natural da pele que ocorre devido ao envelhecimento e a perda de colágeno – proteína produzida pelo nosso corpo, responsável pela estrutura, firmeza e elasticidade da pele.

A mesoterapia para o tratamento da flacidez da pele, utiliza medicamentos que atuam de maneira local, estimulando a produção de colágeno e elastina, a hidratação e nutrição do local tratado, além de conseguir proporcionar maior firmeza, elasticidade e melhora no aspecto geral da pele.

Suavizar rugas e marcas de expressão

Rugas e marcas de expressão diferenciam-se pelas causas de seu aparecimento e a profundidade com que se manifestam na pele.

Enquanto as rugas possuem uma profundidade maior e surgem devido à diminuição da produção de colágeno, as marcas de expressão são mais suaves e têm sua principal causa ligada ao constante movimento dos músculos do nosso rosto através de nossas expressões faciais.

Para ajudar a combater essas implacáveis marcas na pele, a mesoterapia costuma utilizar uma combinação de vitaminas como a vitamina A, C e E juntamente com ácido glicólico por exemplo, que atuam esfoliando a pele e regulando a produção de colágeno e posterior renovação das células epiteliais.

Redução de manchas da pele

Um dos tipos mais comuns de manchas na pele é o melasma: manchas de tonalidade acastanhada ou marrom e que aparecem com maior frequência no rosto devido a fatores genéticos, problemas hormonais e prolongada exposição à radiações sem a devida proteção.

A mesoterapia para o combate de redução de manchas na pele pode ser muito eficaz, e é feita de acordo com a necessidade e objetivo de cada paciente, onde são utilizadas injeções de diferentes combinações com princípios ativos clareadores.

Mesoterapia Capilar

A mesoterapia capilar é utilizada principalmente para o tratamento da queda de cabelo crônica. Nesse procedimento, o médico injeta manualmente a medicação selecionada com agulhas bem finas diretamente no couro cabeludo do paciente no local a ser tratado.

A medicação a ser utilizada pode variar de acordo com a patologia a ser tratada, além de servir também para fortalecer o bulbo, estimular o crescimento ou aumentar a resistência dos fios.

Esse protocolo serve para tratar diferentes patologias do couro cabeludo. Listamos as principais abaixo:

Como se faz a Mesoterapia

Conforme já citado anteriormente, a mesoterapia é um procedimento estético e não cirúrgico, que consiste na aplicação de injeções com substâncias variadas (medicamentos, enzimas, vitaminas, etc) em locais específicos do corpo e rosto para o tratamento de diversas patologias.

Minimamente invasivo

O procedimento geralmente é realizado no próprio consultório médico e por ser minimamente invasivo, ou seja, não utiliza cortes em sua realização, permite que o paciente volte às suas atividades rotineiras logo após a aplicação.

Essa aplicação é feita com agulhas bem finas que atingem profundidades variadas das camadas internas da pele e dos músculos. Também é comum o uso de anestésicos locais em pacientes mais sensíveis à dor da picada das agulhas.

O tipo de substância utilizada em cada procedimento pode variar de acordo com a patologia a ser tratada e com o objetivo de cada paciente. Também é comum o uso da combinação de diversas substâncias.

Muitos benefícios

O tratamento já se mostrou extremamente eficaz no combate à gordura localizada, celulite, estrias brancas, flacidez, rugas, marcas de expressão, manchas e algumas patologias capilares como queda de cabelo, Alopécia Areata, Dermatite Seborréica, excesso de oleosidade e restauração dos fios.

Quantas sessões são necessárias

Para a obtenção de resultados mais eficientes, a maioria dos tratamentos que utilizam a mesoterapia costumam conter entre 3 e 15 sessões e o intervalo recomendável entre uma e outra deve ser preferencialmente de uma semana.

Duração das sessões

O procedimento de mesoterapia costuma durar em média 30 minutos e os resultados normalmente acabam aparecendo a partir da 3a sessão, dependendo do tipo problema a ser tratado e da resposta de cada organismo.

Substâncias utilizadas na Mesoterapia

São utilizadas diversas substâncias nas injeções de mesoterapia, que dependendo da indicação, do local tratado e do objetivo do paciente, podem ser aplicadas individualmente ou combinadas entre si. Listamos abaixo as mais utilizadas:

Que profissional pode realizar o procedimento

Como é um procedimento que envolve certo conhecimento técnico de anatomia humana, além de lidar com diversos tipos de substâncias medicamentosas e possíveis complicações, a mesoterapia deve ser realizada por profissionais capacitados, como médicos dermatologistas, cirurgiões plásticos e fisioterapeutas especializados.

Cuidados antes da Mesoterapia

Alguns cuidados devem ser tomados antes da realização da mesoterapia. No dia da aplicação é importante que a pele esteja limpa, ou seja, sem gel, cremes ou protetores solares.

A sauna deve ser evitada e também não é indicado o uso de produtos que atinjam o sangue, ou o deixem mais fluído, como a ingestão de medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico  (Aspirina).

Recuperação e cuidados após o procedimento

Além de cuidados antes da realização do procedimento, também existem alguns cuidados para serem tomados após o procedimento. Listamos os principais abaixo:

Contraindicações

O procedimento de mesoterapia é contraindicado para pessoas com doenças autoimunes em atividade, como lúpus, por exemplo, e aquelas com algum tipo de doença de pele na região que será tratada. Também não é indicada para pessoas que possuem alergia às substâncias que serão aplicadas e para grávidas e lactantes.

Preço da Mesoterapia

O preço da mesoterapia pode variar de acordo com o local a ser tratado, com o protocolo de tratamento a ser utilizado e com o número de sessões que serão indicadas pelo médico.

Uma possível associação com outros procedimentos também ficará sujeito a alguns fatores que deverão ser avaliados com cuidado por um profissional especializado.

O procedimento sempre deverá ser realizado em consultórios ou clínicas dermatológicas, por profissionais especializados, com ampla experiência e conhecimento na área.

Onde fazer Mesoterapia no Rio de Janeiro

Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC há mais de 10 anos.

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.

Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.

Sair da versão mobile