Carregando..

O que realmente faz um dermatologista?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O dermatologista é um médico especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da pele, unhas, cabelos, pelos e mucosas.

Após concluir a formação em medicina, este profissional passa cerca de três a quatro anos dedicando-se ao estudo aprofundado das especificidades correspondentes à dermatologia, principalmente a pele, maior órgão do corpo humano.

Em seguida o médico deve registrar-se no Conselho Federal de Medicina como especialista em dermatologia e submeter-se à prova de título de especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para obter o Registro de Qualificação de Especialista (RQE).     

De acordo com dados da Pesquisa de Demografia Médica no Brasil, a dermatologia ocupa a 12ª posição no ranking de distribuição de títulos de especialidades no país, com cerca de 8.300 profissionais (2018).

Especialidades do dermatologista

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia existem mais de 3 mil doenças dermatológicas que podem atingir pessoas de qualquer idade, desde bebês até idosos.

Conforme citei no início do texto, o dermatologista é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas relacionados a: 

Pele

É o órgão responsável por proteger o organismo humano contra fatores externos como fungos, bactérias, produtos químicos, etc; além de ter a função de regular a temperatura corporal e captar estímulos através do tato, um dos cinco sentidos.

Apesar de ser essa “capa protetora”, a pele é permeável, portanto requer muito cuidado. Sua estrutura compreende três camadas:

Epiderme: é a parte superficial, que controla a entrada de substâncias e microorganismos e regula a perda de água. É nela que se localiza a melanina (determina a coloração da pele) e de onde nascem as unhas e pelos. 

Derme: é a camada do meio da pele, formada por fibras de colágeno e outras substâncias responsáveis pela firmeza e elasticidade. É onde ficam muitos vasos sanguíneos e terminações nervosas que captam as sensações (dor, frio, calor, cócegas, etc) e as transmitem ao cérebro. As glândulas sudoríparas (produção de suor) e glândulas sebáceas  (produção de sebo) também estão localizadas na derme.

Hipoderme: é a camada mais profunda da pele, formada basicamente por células de gordura. É a responsável por “colar” a pele no corpo, manter a temperatura e guardar energia para as funções biológicas.

Unhas

Seu nome técnico é aparelho ungueal, composto pela lâmina (unha propriamente dita), leito ungueal (pele abaixo da lâmina), matriz (ou fábrica) da unha e tecidos periungueais (pele ao redor da unha e cutícula).

As unhas são muito valorizadas esteticamente como um componente da beleza, mas sua função biológica é proteger as pontas dos dedos de traumas e choques, além de poder ser usada no manuseio de alguns objetos ou mesmo como forma de defesa.

Cabelos e Pelos

Ambos desempenham uma função protetora para o organismo. Os cabelos servem para proteger o couro cabeludo da radiação solar. Da mesma forma, os pelos ajudam no controle da temperatura e da entrada de partículas e outros elementos no corpo, funcionando como uma espécie de filtro. Mas eles também são associados à imagem e beleza.

Mucosas

São os tecidos epiteliais diferenciados presentes nas cavidades do corpo que funcionam como uma ligação entre os meios interno e externo. Têm uma característica própria que é a umidade resultante do muco, uma secreção natural presente nessas regiões para protegê-las da entrada de microorganismos. Como exemplo de mucosas podemos citar as narinas, boca e a vagina.

Áreas de atuação do dermatologista

O dermatologista é habilitado para trabalhar de forma ainda mais específica em três diferentes campos dentro da sua especialidade, que são:

Dermatologia Estética

É a parte da dermatologia que cuida da beleza e aparência, cujo nome oficial é dermatologia cosmiátrica. Sua atuação está voltada principalmente para problemas que, mesmo não sendo considerados doenças, têm influência no bem-estar do paciente porque estão diretamente ligados à autoestima. É o caso das rugas, manchas, flacidez e sinais de envelhecimento, por exemplo.

O dermatologista que trabalha com cosmiatria é o profissional mais indicado para realizar procedimentos como aplicação de toxina botulínica; preenchimentos; peelings; sessões com laser, luz pulsada, ultraformer e microagulhamento, entre outros.

Dermatologia Clínica

É a principal subdivisão, responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e alterações da pele. É na dermatologia clínica que o paciente recebe do médico especialista orientações para problemas como dermatites, eczemas, micoses, psoríase, rosácea, alopécia (queda de cabelo) e câncer de pele, por exemplo.  

Dermatologia Cirúrgica

Esta subespecialidade volta sua atenção para os procedimentos que envolvem técnicas invasivas na pele ou no tecido subcutâneo, com destaque para aqueles realizados no tratamento do câncer de pele.

Também faz parte da qualificação da dermatologia cirúrgica ações como biópsia, remoção de pintas e lesões, retirada de cistos, transplante de cabelos, enxertos, etc.

Gostou do post ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

[rock-convert-cta id=”1266″][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Dr. Tiago Silveira, dermatologista e tricologista

Dr. Tiago Silveira

Dermatologista & Tricologista

CRM-RJ 52.86397-1 / RQE 20696

sociedade brasileira de dermatologia - SBD

Agende sua Consulta

Telefone / Whatsapp

(21) 99300-8670

Fale via Whatsapp

Envie uma mensagem:

- Atendimento imediato de 9h às 20h.

Nosso Endereço

R. Desemb. Izidro, 18, Sala 509

Tijuca - Rio de Janeiro, RJ

Funcionamento

- Seg. à Sex. de 9h às 20h
- Sáb. de 9h às 13h.

- Entrada acessível

Opinião dos pacientes