Carregando..

Peeling: Conheça os tipos, indicações, preços e saiba onde é seguro fazer

O peeling é considerado um dos procedimentos estéticos mais realizados em clínicas e consultórios dermatológicos no Brasil.

Consiste em estimular uma inflamação controlada na região tratada, que culmina na descamação da pele, resultando assim em uma renovação celular. Essa inflamação proporciona ainda a produção de colágeno nas camadas internas da pele.

Existem diversos tipos de peelings faciais e corporais, que possuem objetivos variados tais como: clarear a pele da região tratada, estimular a produção de colágeno e tratar acne ou olheiras por exemplo.

Saiba tudo sobre o peeling abaixo:

Para que serve o peeling

O peeling é um tipo de tratamento de pele muito procurado por ser não invasivo e considerado muito seguro e eficaz. É indicado para os mais diversos objetivos como:

  • Tratamento de rugas finas, leves e moderadas;
  • Clareamento de sardas, manchas, melasma e manchas de gravidez;
  • Tratamento de cravos e espinhas;
  • Melhoria no aspecto de cicatrizes incluindo cicatrizes de acne;
  • Rejuvenescimento da pele, melhorando seu viço e textura;
  • Tratamento de ceratose e ceratose folicular (aquelas “bolinhas” muito comumente encontradas na parte de trás dos braços, coxas e bumbum);
  • Ajuda a amenizar a aparência das estrias.

Seja qual for o seu objetivo ao procurar um tratamento de peeling, é sempre recomendável a avaliação de um médico especialista, que irá definir o tipo de peeling mais adequado para alcançar os resultados esperados.

Como funciona

Os peelings faciais e corporais químicos são a aplicação de uma ou mais substâncias esfoliantes com finalidade de remover ou destruir de forma controlada partes da epiderme e/ou da derme, seguida por uma regeneração e substituição por células e tecidos novos.

peeling no rio de janeiro

Pode ser realizado no rosto, pescoço, colo, região perianal, genitália, axilas, virilha, braços, mãos e costas e para a obtenção de resultados eficazes, deve ser realizado por médicos dermatologistas especializados. Somente eles saberão que tipo de substância é indicada para cada área específica da pele.

Em alguns casos a pele poderá ser preparada com cremes que possuem ácidos e clareadores em sua composição o que possibilita uma descamação mais homogênea da região tratada, minimizando assim a possibilidade de aparecimento de manchas.

Benefícios do peeling

Ter uma pele macia, sem manchas, livre de rugas e marcas de expressão é o desejo da maioria das pessoas que buscam por procedimentos estéticos.

O peeling está entre os procedimentos mais procurados por não ser invasivo e apresentar resultados muito eficazes. O mais comum, é realizado com a aplicação de substâncias que irão descamar a pele.

A descamação da pele provoca uma renovação da camada de células epiteliais, quase sempre apresentando aparência mais lisa e com coloração mais uniforme. Veja outros benefícios do peeling:

  1. Clareamento de manchas como o melasma e as manchas de sol;
  2. Melhora a aparência de estrias e cicatrizes de acne;
  3. Melhora a textura da pele e diminui as rugas;
  4. Ajuda a fechar os poros e amenizar lesões de cravos e espinhas;
  5. Ajuda a reduzir a oleosidade da pele.

Lembrando que é imprescindível realizar qualquer tipo de tratamento estético com um profissional capacitado.

Quem pode fazer

O peeling não deve ser realizado em pessoas com certos  tipos de doença de pele ou infecção ativa. Existem formulações específicas recomendadas para gestantes e lactantes.

Quem tem herpes inativa precisará de tratamento antiviral antes de realizar o procedimento estético, por isso é indispensável a avaliação e orientação de um médico especialista.

Tipos de peeling

O peeling é um procedimento que pode ser realizado de maneira química, com o uso de ácidos e também de forma física ou abrasiva, onde é feita uma raspagem das camadas de pele a serem tratadas.

Existem também os peelings a laser, que utilizam aparelhos que emitem algum tipo de luz que “queimam” a pele a ser tratada, forçando assim uma renovação celular. Leia mais a respeito dos tipo de peeling abaixo.

Peeling Químico

O peeling químico varia de acordo com a profundidade em que atua, podendo ser classificado como muito superficial, superficial, médio e profundo.

A profundidade da ação do ácido utilizado no procedimento, varia de acordo com o objetivo e a indicação do tratamento.

peeling químico no rio de janeiro

Os ácidos mais utilizados nos procedimentos de peeling químico são o ácido retinóico, o ácido salicílico, o ácido glicólico, o tricloroacético e o peeling de fenol.

Com a devida indicação e acompanhamento médico, é possível fazer uso de máscaras com efeito de peeling químico  em casa.

Peeling Físico ou Abrasivo

O peeling físico ou abrasivo atua mais superficialmente na pele e possui um efeito de esfoliação que promove a renovação de suas células.

Este tipo de peeling também promove uma melhor penetração de substâncias ativas se combinado com o peeling químico.

As técnicas mais conhecidas são o peeling de cristal, peeling de diamante, ultrassom e microdermoabrasão. Usado para tratamentos no rosto e amenizar a aparência de estrias.

Peeling a Laser

O peeling a laser é muito utilizado contra flacidez e para amenizar rugas e cicatrizes mais profundas.

Esse procedimento atinge as camadas mais internas da pele, promovendo uma renovação celular completa da área tratada.

peeling a laser no rio de janeiro

A aplicação do peeling a laser é considerada pouco dolorosa e pode ser usada anestesia tópica antes de sua realização.

Classificação dos peelings

Os peelings podem ser classificados de acordo com a profundidade onde atuam na pele. Esse grau de profundidade pode variar devido à alguns fatores.

O problema a ser tratado, o objetivo de cada paciente e o tipo, quantidade, concentração e tempo de permanência do ácido utilizado são alguns deles.

Os peelings podem ser classificados em muito superficiais (com ação apenas na camada córnea),   superficiais (epidérmicos), médios ou profundos.

Peelings superficiais

Os peelings superficiais costumam realizar uma leve esfoliação na camada mais superficial da pele.

É indicado para prevenção do envelhecimento, no clareamento de manchas, para uniformizar a cor e melhorar a textura da pele.

Peelings médios

Os peelings médios já atingem da epiderme (camada mais superficial), trazendo benefícios até a derme (segunda camada de pele), sendo um pouco mais agressivos.

Costumam ser realizados nos tratamentos para rejuvenescimento, cicatrizes de acne e melanoses solares (aquelas manchas escuras de exposição ao sol).

Peelings Profundos

Os peelings profundos utilizam um tipo de ácido forte – o fenol, para destruir as primeiras camadas de pele até chegar na camada inferior – a derme, promovendo assim um rejuvenescimento facial intenso.

A aplicação deste ácido pode ser dolorosa e o procedimento costuma ser sob efeito de anestésicos e sedativos.

É mais indicado para pessoas de pele clara, com rugas moderadas a profundas, peles com manchas, cicatrizes, queratoses e lentigos causados pelo sol.

Antes e depois

Em alguns casos, a pele deverá ser preparada dias antes com despigmentantes e ácidos de uso domiciliar para evitar complicações.

Também é imprescindível o uso de protetor solar antes, durante e após a realização das sessões.

Dias após o tratamento pode ser necessária a aplicação de hidratantes e antiinflamatórios.

É válido ressaltar que somente um médico especialista será capaz de avaliar e orientar sobre os procedimentos necessários antes e depois da realização de cada sessão.

Primeiros dias após o tratamento

Nos primeiros dias após a realização de algum tipo de peeling, a pele geralmente fica bem vermelha e inchada, podendo ocorrer um tipo de secreção clara e aquosa.

O médico poderá indicar o uso de creme e pomadas hidratantes. Também são receitados antibióticos para evitar infecções.

Recuperação inicial

A recuperação inicial se dá nas primeiras duas semanas e, à medida que o tempo vai passando, a coloração da pele passa de vermelho para rosa, até clarear por completo.

Como a pele estará super sensível e descamada, é necessário ficar atento ao uso de produtos e maquiagens que podem provocar irritações. Na dúvida, sempre pergunte ao médico.

Cuidados necessários

Para a obtenção dos resultados esperados, é necessário que o paciente tome todos os cuidados necessários, que serão orientados pelo médico especialista antes e depois do procedimento. Veja abaixo alguns desses cuidados:

  • É imprescindível a utilização de filtro solar, inclusive em dias nublados;
  • Recomenda-se utilizar produtos neutros e sem perfume para a higienização da pele nos primeiros dias após o procedimento;
  • Mantenha a pele hidratada com produtos recomendados pelo médico dermatologista;
  • Nunca puxe as casquinhas que se formam após o procedimento, pois podem causar cicatrizes;
  • Evite banhos muito quentes e demorados.

Apesar de ser raro, é possível o aparecimento de reações adversas, portanto é de extrema importância a realização de qualquer tipo de peeling em locais especializados e por profissionais capacitados.

Veja um exemplo de resultado, neste caso com foco no tratamento da Acne e as manchas ocasionadas por ela:

peeling antes e depois

Preço do tratamento

O preço do tratamento pode variar de acordo com o tipo de peeling indicado e com a quantidade de sessões necessárias para se alcançar os resultados desejados.

Onde fazer peeling no Rio de Janeiro

Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC há mais de 10 anos.

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.

Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.

Dr. Tiago Silveira, dermatologista e tricologista

Dr. Tiago Silveira

Dermatologista & Tricologista

CRM-RJ 52.86397-1 / RQE 20696

sociedade brasileira de dermatologia - SBD

Agende sua Consulta

Telefone / Whatsapp

(21) 99300-8670

Fale via Whatsapp

Envie uma mensagem:

- Atendimento imediato de 9h às 20h.

Nosso Endereço

R. Desemb. Izidro, 18, Sala 509

Tijuca - Rio de Janeiro, RJ

Funcionamento

- Seg. à Sex. de 9h às 20h
- Sáb. de 9h às 13h.

- Entrada acessível

Opinião dos pacientes