O preenchimento facial é um procedimento com o objetivo de preencher sulcos e rugas, e também repor e redimensionar estruturas do rosto que vão sendo naturalmente reduzidas com o passar do tempo.
A técnica mais utilizada é a injeção de ácido hialurônico abaixo da pele, que preenche o espaço entre as células, proporcionando um resultado eficaz e uma aparência natural.
O preenchimento facial com ácido hialurônico tem excelente resultado no retoque do contorno de diversas regiões do rosto que vão “caindo” com o passar do tempo.
Também já se mostrou eficaz para tratamento de olheiras e preenchimento dos lábios, melhorando seu volume, projeção e contorno.
Leia mais:
O que é o Ácido Hialurônico
O ácido hialurônico é uma substância natural que está presente no nosso organismo, principalmente na nossa pele. Essa substância, além de ser capaz de estimular a produção de colágeno, também possui uma enorme capacidade de atrair moléculas de água, o que favorece a hidratação e firmeza da pele.
A partir de uma certa idade, a quantidade de ativos do ácido hialurônico na nossa pele vai diminuindo, devido ao processo natural de envelhecimento, e a fatores como a ação dos raios solares e da poluição por exemplo.
Tudo isso faz com que nossa pele apresente sinais de ressecamento e consequentemente o aparecimento de rugas e flacidez.
Através do preenchimento facial com ácido hialurônico é possível retocar o desenho das bochechas, do contorno facial, preencher rugas, marcas de expressão e devolver volume às maçãs do rosto e lábios.
O uso do deste produto costuma ser bem aceito pela maioria dos tipo de pele e não possui contraindicações, sendo atualmente o procedimento mais procurado nos consultórios dos dermatologistas para amenizar os sinais do envelhecimento.
Diferença entre Ácido Hialurônico e Botox
O preenchimento facial com ácido hialurônico e a aplicação da toxina botulínica ou Botox, apesar de serem tratamentos indicados para ações de rejuvenescimento facial, apresentam algumas diferenças. A principal delas diz respeito à sua natureza, pois enquanto o ácido hialurônico é uma substância encontrada em nosso próprio organismo, a toxina botulínica é uma substância derivada de uma bactéria.
O ácido hialurônico é utilizado principalmente para preencher sulcos e dar volume em certas regiões da pele do rosto como o lábios e contorno facial e com o tempo ele é reabsorvido pelo corpo.
Já a toxina botulínica ou Botox, atua na musculatura do rosto e através de seu efeito paralisante, consegue prevenir o aprofundamento das rugas já existentes e das marcas de expressão.
É importante lembrar que, antes de optar por realizar o preenchimento com ácido hialurônico ou com o Botox, é sempre aconselhável a avaliação de um médico dermatologista, que irá definir a substância mais apropriada para a demanda de cada paciente.
Porque o preenchimento facial é tão eficaz?
A eficácia do tratamento com ácido hialurônico se deve principalmente à algumas propriedades existentes nele, sendo a principal, sua capacidade de retenção de água.
Essa característica faz com que a aplicação dessa substância, proporcione mais umidade à pele, conferindo-lhe um aspecto mais radiante e luminoso e impeça a desidratação das células da pele.
Devido à alta biocompatibilidade com nosso organismo, o tratamento com ácido hialurônico é considerado muito seguro e eficaz, geralmente não apresentando contraindicações nem efeitos adversos.
Benefícios do preenchimento facial com Ácido Hialurônico
Existem inúmeros benefícios em se realizar um tratamento de preenchimento facial com ácido hialurônico e muitos deles vão além da estética. Listamos alguns abaixo:
- É um procedimento pouco invasivo, ou seja, há chance mínima de causar algum dano à integridade física do paciente;
- Pode ser realizado no consultório dermatológico e permite que o paciente retorne às suas atividades habituais imediatamente;
- Têm a mínima possibilidade de causar alergia, já que o ácido hialurônico é uma substância existente em nossa pele;
- Ao longo do tempo, a aplicação de ácido hialurônico é capaz de estimular a produção de colágeno na pele;
- Ao suavizar ou até mesmo eliminar rugas e marcas de expressão, o preenchimento facial com ácido hialurônico renova a autoestima do paciente;
- Em caso de resultado indesejado, é possível reverter o procedimento com a aplicação de uma enzima que acelera sua absorção.
É importante lembrar que cada paciente apresenta um tipo de pele diferente e almeja um resultado específico.
A avaliação de um médico dermatologista e principalmente a realização do procedimento por um profissional capacitado é o mais recomendado para a obtenção dos melhores resultados.
Outras substâncias utilizadas no preenchimento facial
Além do ácido hialurônico, existem no mercado outras substâncias com mínima possibilidade de causar alergias que podem ser utilizadas no preenchimento facial, como o ácido polilático e a hidroxiapatita de cálcio.
Essas substâncias são consideradas semi-permanentes e sua utilização bastante segura para o procedimento de preenchimento facial. São bioestimuladores de lenta absorção pela pele e provocam um aumento na produção de colágeno e elastina na área aplicada, fato responsável pela diminuição da perda de volume e rigidez da face.
A técnica MD-CODES
A técnica MD-CODES (Medical Codes ou Códigos Médicos) é um método minimamente invasivo de rejuvenescimento facial criado por um médico cirurgião brasileiro.
Através dessa técnica, o profissional realiza uma avaliação do que mais incomoda o paciente, para depois codificar e mapear os pontos específicos que são responsáveis pela sustentação da face, os quais devem ser tratados.
Essa técnica de preenchimento visa corrigir detalhes no formato e contorno do rosto, reavendo o volume da pele perdido ao longo dos anos, promovendo assim uma harmonia facial de acordo com as particularidades anatômicas de cada paciente.
Após a avaliação e mapeamento dos pontos específicos, é feita a aplicação do ácido hialurônico nas regiões codificadas e seu efeito costuma ficar visível no mesmo dia da aplicação, durando de 8 a 18 meses, dependendo da quantidade utilizada.
A técnica MD-CODES é considerada bem segura e eficaz para a obtenção de resultados satisfatórios, mas antes de realizar o procedimento, é sempre indicado que o paciente procure por médicos devidamente capacitados.
A inexperiência de um profissional na aplicação desta técnica pode gerar hematomas, lesões, necroses, além assimetrias na face ao invés de correções.
Regiões tratadas e indicações
Algumas regiões do rosto costumam ser as campeãs de indicações para tratamento com a técnica MD-CODES e preenchimento facial com ácido hialurônico nos consultórios dermatológicos. Listamos abaixo as principais:
Tratamento para Bigode Chinês
Uma das marcas de expressão mais comuns tem nome estranho – sulco nasogeniano, mas popularmente ela é conhecida como bigode chinês.
A famosa ruga ganhou esse nome pois sua aparência se assemelha aos bigodes que os chineses usavam no passado: é uma linha geralmente profunda que desce da lateral do nariz até as extremidades da boca e às vezes chega até o queixo.
O aparecimento do bigode chinês pode ser causado pelo simples fato de sorrirmos, mas também está ligado ao envelhecimento da nossa pele e à falta de colágeno, por isso o tratamento mais indicado para sua correção é o preenchimento facial com ácido hialurônico.
Preenchimento Labial
A aplicação de ácido hialurônico para o preenchimento labial têm como principais objetivos o aumento do volume dos lábios, a redefinição do contorno da boca e o combate aos sinais do envelhecimento que aparecem com os ditos “códigos de barra” (pequenas rugas ao redor da boca) e o canto caído da boca.
O preenchimento labial com ácido hialurônico deve ser realizado por um profissional capacitado e pode ser feito em apenas um lábio (superior ou inferior), nos dois, somente na parte interna da boca ou em seus arredores, dependendo do resultado almejado.
Durante o procedimento, a medida em que o profissional realiza a injeção do produto, ele modela a boca de acordo com o formato e efeitos desejados.
Preenchimento no tratamento das Olheiras
As olheiras podem ser causadas por diversos motivos, e alguns deles estão ligados à fatores genéticos, à existência de grande quantidade de vasos sanguíneos na região das pálpebras e também à grande concentração de pigmento (melanina) na pele.
O formato do rosto também pode contribuir para a formação de sulcos na região ao redor dos olhos que tendem a piorar a aparência das olheiras.
Alguns tipos de olheiras (as roxas por exemplo) podem ser disfarçadas com maquiagem ou tratadas com laser, mas para o tratamento das olheiras profundas, atualmente a medicina estética vêm empregando a técnica de preenchimento facial com ácido hialurônico.
Essa substância, natural do nosso organismo, preenche os sulcos, melhora o aspecto das olheiras e ajuda na hidratação e na produção de colágeno da região aplicada. Lembrando que o recomendado é que o procedimento seja realizado por um médico.
Contorno da face e mandíbula
Há quem diga que ter uma mandíbula mais marcada é sinônimo de beleza, de uma feição mais atraente e para quem não possui essa característica naturalmente, algumas técnicas de harmonização facial podem dar uma forcinha.
O preenchimento do contorno da face e mandíbula com ácido hialurônico é o procedimento menos invasivo utilizado para definir melhor o contorno do rosto.
Ao acentuar mais os traços da mandíbula através do preenchimento com ácido hialurônico, é possível se obter a aparência de um rosto mais jovem, bonito e harmônico.
Esse procedimento pode ser realizado tanto por mulheres, quanto por homens, desde que efetuado por profissionais capacitados.
Preenchimento do queixo (mento)
Um queixo ou mento do tamanho ideal pode influenciar positivamente na aparência de um rosto, tornando-o mais proporcional e harmônico, ao passo que um queixo desproporcional pode comprometer o contorno facial, a estética do rosto, podendo até prejudicar a autoestima da pessoa. Pouca gente sabe, mas o queixo retraído pode ser coadjuvante na formação das temidas “papadas”.
A realização de preenchimento do queixo com ácido hialurônico, consegue sem o uso de bisturi e com resultado imediato, arredondar, alongar, afinar, projetar, remodelar e corrigir assimetrias na região, melhorando a flacidez da pele, pois esta substância consegue estimular a produção de colágeno.
Preenchimento da Região Temporal
A região temporal fica localizada nas laterais da cabeça, próxima aos olhos e acima das maçãs do rosto (região malar).
Com o passar dos anos, essa região pode sofrer reabsorção óssea, além de perda de volume e elasticidade da pele, causando certo afundamento facial, fato que causa uma impressão de envelhecimento típico.
O preenchimento da região temporal com ácido hialurônico é um procedimento minimamente invasivo e com resultados imediatos e duradouros, que hoje é considerado um grande aliado no combate aos sinais de envelhecimento.
É importante ressaltar que qualquer tipo de preenchimento deve ser realizado por um profissional especializado.
Preenchimento da Sobrancelha
Assim como a região temporal da face, a região da sobrancelha também possui uma pele mais fina, e sofre com o passar dos anos, uma diminuição da produção de colágeno.
Esses fatores causam certa flacidez da área e provocam a impressão de sobrancelha caída, que somada a outras rugas e fatores da idade, tendem a piorar muito o aspecto de envelhecimento em uma pessoa.
O preenchimento da sobrancelha com ácido hialurônico, atualmente é uma opção bastante procurada para reposição do volume e melhoria do aspecto de sobrancelha caída.
Esse procedimento é um importante aliado das técnicas de harmonização facial, pois ajuda a valorizar e definir mais expressividade a um olhar.
Preenchimento facial dói?
O preenchimento facial é o procedimento de rejuvenescimento mais procurado atualmente nos consultórios dermatológicos.
Geralmente é realizado com a aplicação de ácido hialurônico em pontos específicos da face e devido a essa substância ser naturalmente encontrada em nosso corpo e principalmente em nossa pele, este produto tem pouquíssima taxa de rejeição.
É um procedimento minimamente invasivo, onde o dermatologista utiliza agulhas ou cânulas para injetar o ácido hialurônico na pele do rosto do paciente visando corrigir pequenas imperfeições e preencher o volume perdido com o passar dos anos.
É praticamente indolor, causando apenas um leve desconforto na região aplicada, mas a reação à dor varia de pessoa para pessoa.
É sempre recomendado que qualquer tipo de preenchimento facial seja realizado por um profissional especializado e dependendo do nível de tolerância a dor do paciente, algumas vezes pode-se utilizar algum tipo de anestésico tópico.
Cuidados necessários
Para evitar possíveis dores de cabeça ao realizar algum procedimento de preenchimento facial, primeiramente é aconselhável procurar um profissional habilitado.
Outra dica importante é procurar saber qual produto é mais indicado para cada região a ser tratada.
Antes da aplicação, uma avaliação detalhada do rosto do paciente e de pontos a serem preenchidos ou retocados também deve ser realizada para a obtenção de resultados satisfatórios. É bom ficar atento também à quantidade de produto aplicado para evitar exageros.
Alguns cuidados pós aplicação também são recomendados como:
- Usar gelo para diminuir possíveis inchaços nas regiões aplicadas;
- Evitar atividades físicas pesadas no dia da aplicação;
- Evitar exposição ao sol em caso de hematomas;
- Usar sempre protetor solar.
Em caso de algum sinal de inflamação, é indicado procurar seu médico dermatologista imediatamente.
Contra-indicações
O produto mais utilizado para realização do preenchimento facial atualmente é o ácido hialurônico.
Embora seja uma substância natural, encontrada no nosso organismo, existem algumas contra-indicações importantes de serem observadas.
Abaixo uma lista com algumas delas:
- Gravidez;
- Amamentação;
- Pessoas com doenças autoimunes;
- Pessoas imunossuprimidas;
- Pessoas com alergia a algum componente do produto;
- Pessoas com alguma infecção ou inflamação no local do tratamento;
- Pessoas com tendência a quelóides.
Preço do preenchimento facial
O preço de uma sessão de preenchimento facial pode variar de acordo com a quantidade de produto a ser utilizado no procedimento.
Já a quantidade de produto a ser aplicada em cada área do rosto, deverá ser definida previamente em uma avaliação do médico dermatologista, que também deve levar em conta os anseios do cliente.
Onde fazer preenchimento facial no Rio de Janeiro
Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC ha mais de 10 anos.
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.
Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.