Um dos procedimentos estéticos que mais faz sucesso nos consultórios dermatológicos atualmente é o preenchimento labial.
Considerado um procedimento minimamente invasivo, não necessita de cortes nem pontos em sua realização e pode ser feito no próprio consultório médico.
Vamos saber tudo a respeito?
O que é preenchimento labial
O preenchimento labial é um procedimento estético capaz de melhorar vários aspectos da região da boca e colaborar no processo de harmonização facial. Pode ainda trazer sensualidade para os lábios e sorriso.
Através do preenchimento labial, é possível realçar o contorno dos lábios, que ficam mais definidos, acentuar o filtro e o “arco do cupido” (aquelas linhas que formam o “biquinho” em cima do lábio superior). O procedimento ajuda a promover a sustentação da boca, trazendo um ar de jovialidade para a paciente.
É muito utilizado para corrigir os cantos da boca, que com o passar do tempo ficam com uma curvatura inferior (para baixo), causando um aspecto de “lábios tristes”.
O preenchimento labial também pode ter como objetivo o aumento do volume da boca ou na sua projeção, evidenciando a cor avermelhada dos lábios de forma natural.
O procedimento também hidrata e reduz as ruguinhas do lábio, tornando o aspecto mais saudável e tratado.
Pode ser direcionado também para as rugas e envelhecimento ao redor dos lábios, como as rugas de sono e “códigos de barra”.
Quando bem planejado e realizado com o apoio de um profissional capacitado, o preenchimento labial apresenta um resultado tão natural que é difícil dizer se foi feito ou não o procedimento estético.
Como é feito o preenchimento labial
O produto mais utilizado nos procedimentos de preenchimento labial é o ácido hialurônico, substância produzida naturalmente pelo nosso organismo.
A substância é injetada na pele para reposição de volume e pequenas correções através de uma agulha ou cânula e durante alguns minutos o local é massageado para o produto ser modelado, eliminando assim possíveis assimetrias.
Para a realização do procedimento, é possível a utilização de anestésicos tópicos e injetáveis, tornando o procedimento indolor.
De toda forma, é importante lembrar da importância do procedimento ser realizado por um profissional habilitado e experiente, para o alcance do objetivo com segurança.
Um bom dermatologista estará preparado para avaliar, orientar e lidar com qualquer possível situação de rejeição ou efeito adverso.
O resultado é imediato?
Os resultados do preenchimento labial com ácido hialurônico costumam aparecer em poucos dias, após a diminuição do pequeno inchaço causado pela sua aplicação.
A durabilidade do seu efeito pode variar de acordo com o paciente e o objetivo do procedimento. Geralmente, o efeito dura cerca de 8 a 12 meses.
Após esse período, o ácido hialurônico é absorvido pelo organismo e os lábios podem voltar ao seu formato e volumes originais.
Manutenção e periodicidade
Como possui um efeito temporário, entre 8 e 12 meses de duração, a maioria dos pacientes opta por realizar novamente o procedimento após esse período.
Há também casos de pacientes que preferem fazer a manutenção do resultado antes mesmo da absorção completa da substância, para obter um resultado mais expressivo.
Não há uma regra para a periodicidade da realização das sessões de preenchimento labial, podendo variar de acordo com os objetivos de cada paciente. Assim, cada paciente pode se adaptar conforme seus objetivos e as recomendações do médico.
Benefícios e indicações
A realização do preenchimento labial, além dos diversos benefícios estéticos, como o rejuvenescimento facial, também proporciona o aumento da autoestima.
Ao reaver o volume e a jovialidade dos lábios, o preenchimento labial devolve ao paciente um sorriso mais definido e expressivo.
Pode melhorar ainda quadros de assimetria dos lábios (diferença de tamanho e volume entre as porções dos lábios).
Proporciona intensa e profunda hidratação dos lábios, podendo melhorar ressecamento e causar o “efeito gloss”.
É indicado para todos os tipos de pessoas, homens ou mulheres que não se sentem satisfeitos com algum aspecto na região de suas bocas, como o pouco volume dos lábios ou o aparente sinal de envelhecimento.
Também pode ser feito para amenizar rugas ao redor da boca, conhecidas popularmente como “código de barras”.
É um procedimento que possui focos e resultados variáveis, pois depende da anatomia individual e do objetivo de cada paciente, como a correção de alguma assimetria ou a melhora na aparência e harmonia da face.
Por isso é tão importante que o planejamento e realização do procedimento sejam realizados por um profissional que domine não só a técnica, mas também conheça a fundo a anatomia facial.
É preciso respeitar a anatomia da boca e as proporções de cada paciente como um caso único, de forma a valorizar e realçar o que cada um tem de mais belo.
Recomendações após o procedimento
O procedimento de preenchimento labial pode causar pequenos edemas (inchaço) e hematomas (manchas roxas). É indicado aplicação de gelo nos primeiros momentos após o procedimento para amenizar esses sintomas.
Abaixo listamos algumas outras recomendações:
- Evitar apertar ou comprimir a região em que o produto foi aplicado;
- Não fazer uso de maquiagem, cremes ou pomadas nos lábios por 48h;
- Evitar exercícios físicos e principalmente exposição ao sol;
- Não realizar qualquer outro procedimento estético na região por no mínimo 30 dias.
Preço do tratamento
O preço do preenchimento labial pode variar de acordo com os objetivos do paciente, a quantidade de substância a ser utilizada e o número de sessões necessárias.
Por isso é tão importante uma avaliação prévia do médico dermatologista, para alinhar os possíveis resultados aos anseios do paciente.
Antes de realizar qualquer procedimento desta natureza, não hesite em agendar uma avaliação e planejar um atendimento individualizado.
Onde fazer preenchimento de labial no Rio de Janeiro
Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC há mais de 10 anos.
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.
Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.