Com a popularização da tatuagem, tornou-se cada vez mais comum vermos pessoas arrependidas dos desenhos eternizados em sua pele, procurando alternativas para remoção de tatuagem.
Saiba mais sobre remoção de tatuagem no post abaixo.
Porque fazer remoção de tatuagem
Assim como são muitos os motivos que levam uma pessoa a fazer desenhos permanentes em seus corpos, também existem muitos que fazem com que ela procure remover sua tatuagem. Listamos abaixo os motivos mais comuns:
- Arrependimento pelo local do corpo escolhido;
- Arrependimento pelo tipo e pelo tamanho do desenho;
- Insatisfação com o resultado após a cicatrização;
- Perda de cor e definição;
- Motivos profissionais;
- Perda de significado do símbolo, desenho ou mensagem eternizados.
Todas essas motivações e mais tantas outras levam as pessoas a buscar ajuda profissional na hora de se livrar dos indesejados desenhos. Atualmente o mercado da medicina estética oferece uma série de técnicas e tratamentos capazes de removê-los.
Melhores tratamentos
Os melhores tratamentos para a remoção de tatuagem e que mostram os resultados mais eficazes são os tratamentos de remoção à laser, sendo utilizados o Laser ND:YAG Q-SWITCHED e o Laser Fracionado, e os tratamentos à base de Luz Pulsada e Dermoabrasão.
Remoção de tatuagens à laser
Considerado o procedimento menos invasivo e doloroso para a remoção de tatuagens, a remoção à laser pode alcançar resultados extremamente eficazes, podendo em alguns casos remover completamente o desenho indesejado.
O número de sessões neste tipo de tratamento, pode variar de acordo com o tamanho do desenho, qualidade e quantidade de tinta aplicada, com a idade da tatuagem e com a cor dos pigmentos e da pele do paciente.
Os lasers mais utilizados no tratamento de remoção de tatuagens são o Laser ND:YAG Q-SWITCHED e o Laser Fracionado.
Laser ND:YAG Q-SWITCHED
Além de ser utilizado em tratamentos de pele, como no tratamento para o melasma, o laser ND:YAG Q-SWITCHED também possui resultados muito eficazes na remoção de tatuagens.
É considerado um laser pouco agressivo pois trabalha com pulsos de luz curtos e rápidos, produzindo menos efeitos térmicos, causando menos dores e desconfortos após sua aplicação.
O laser ND:YAG Q-SWITCHED funciona emitindo uma luz capaz de fragmentar os pigmentos da tinta utilizada na tatuagem em pequenas partículas, que serão absorvidas e expelidas pelo organismo.
Laser FRACIONADO
O laser Fracionado é uma tecnologia que possui um grande poder de penetração na pele.
A energia emitida por esse tipo de laser é em forma de “colunas térmicas”, que aquecem a pele e agem diretamente sobre o tecido que contém os pigmentos de tinta.
Esse processo provoca uma queimadura na pele, que ao cicatrizar consegue estimular o organismo a expelir os fragmentos de pele colorida.
Luz Pulsada
A luz pulsada além de ser um tratamento estético que utiliza ondas de luz de vários comprimentos para tratar a pele, também pode ser utilizada para remover tatuagens, principalmente desenhos maiores.
Durante o processo de aplicação, os feixes de luz quebram os pigmentos de tinta que estão depositados na pele em partículas menores que serão absorvidas pelo corpo através da corrente sanguínea.
A aplicação da luz pulsada também remove a epiderme (camada mais superficial da pele), o que promove uma regeneração da pele no local.
Dermoabrasão
A remoção de tatuagem através da dermoabrasão hoje em dia é o método menos utilizado, por ser mais doloroso e sua cicatrização demorar mais tempo do que o método a laser.
A dermoabrasão também corre riscos de apresentar cicatrizes e manchas no local tratado.
É um procedimento cirúrgico no qual o cirurgião utiliza um instrumento que “lixa” a pele, com o intuito de uniformizar sua superfície, produzindo uma esfoliação das camadas superiores do tecido epitelial que podem suavizar o desenho.
A tatuagem é removida através da substituição natural da pele pigmentada por uma pele nova, mais lisa e uniforme. Em alguns casos, é possível que não haja a remoção completa dos pigmentos.
Remoção de tatuagens dói?
Para algumas pessoas, a remoção de tatuagens pode ser um processo considerado praticamente indolor, dependendo do método escolhido.
Geralmente, a remoção a laser dói consideravelmente menos do que a dermoabrasão, mas nos dois casos é aconselhável o uso de anestésicos locais antes da realização do procedimento.
Cuidados antes e depois da remoção
Para realizar algum procedimento de remoção de tatuagem, é importante estar atento a algumas dicas de cuidados que devem ser tomados antes e depois do procedimento escolhido. Veja algumas abaixo:
- É importante que a tatuagem esteja bem cicatrizada antes de realizar algum procedimento;
- Não recomenda-se exposição ao sol pelo menos 30 dias antes e depois de cada sessão;
- É importante manter a área tratada coberta nos intervalos entre as sessões;
- Logo após cada sessão, utilizar compressas geladas e se indicado, pomadas cicatrizantes;
- Evitar atritos com roupas, unhas, pulseiras e etc;
- Recomenda-se respeitar a cicatrização natural da pele (evitar arrancar peles e casquinhas);
- Observar possíveis reações adversas na pele do local tratado como manchas, coceiras e ardência. Você deve procurar o médico caso identifique algum destes sintomas.
Os procedimentos de remoção de tatuagem não são recomendados para mulheres grávidas e nem para pessoas com algum tipo de doença imunossupressora como diabetes, vitiligo e psoríase.
Preço da remoção de tatuagem
O preço do tratamento para remoção de tatuagem pode variar de acordo com o método utilizado e com a quantidade de sessões indicadas para apagar seu desenho.
Já a quantidade de sessões necessárias para resolver o problema, vai depender de alguns fatores que devem ser analisados por um profissional especializado.
Somente ele será capaz de avaliar a possibilidade de se alcançar o resultado desejado pelo paciente.
Antes de realizar algum protocolo para remoção de tatuagens, agende uma consulta e faça uma avaliação conosco.
Onde fazer remoção de tatuagem no Rio de Janeiro
Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC há mais de 10 anos.
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.
Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.