O ácido poli-l-lático, também conhecido no mercado da medicina estética pelo seu nome comercial – Sculptra – é considerado um preenchedor dérmico.
É um produto biocompatível, ou seja, não provoca danos ao nosso organismo e possui baixíssimo risco de causar alergias ou rejeição, além de ser reabsorvível.
Usado como um bioestimulador, permite a reestruturação da pele, a volta da firmeza e a reposição do volume perdido devido a diversos fatores, estimulando a produção de colágeno.
Indicações e Vantagens
O uso do Sculptra é indicado para homens e mulheres que buscam o rejuvenescimento, pois ele atua suavizando os danos dos tecidos causados pelo envelhecimento natural.
Ele é capaz de corrigir a espessura da pele, melhorando a flacidez, o contorno facial e corporal e atenuando sulcos, rugas e marcas de expressão.
Geralmente é indicado para ser usado no rosto em áreas com pouca mobilidade para dar sustentação, sendo contraindicado na região dos olhos e lábios.
Também pode ser aplicado em outras áreas do corpo como braços, coxas, glúteos e abdômen, no combate à celulite e flacidez.
Outra vantagem é ser bem versátil! Pode ser aplicado, e por vezes mimetizar, todas as camadas do rosto: gordura, colágeno e até osso.
Pode ainda ser aplicado para efeito “lifting”, ou ainda, de forma que não dê volume ao rosto (não engorda, não preenche), trazendo apenas firmeza, redução de flacidez, sustentação e estímulo de colágeno.
Como é feita a aplicação
A aplicação do Sculptra é feita através de injeções diretamente na pele do paciente de acordo com o objetivo do tratamento.
As áreas mais tratadas são: o rosto, colo, pescoço, braços, mãos, abdômen, glúteos, coxas e joelhos.
No geral, em cada sessão utiliza-se um frasco do produto.
O procedimento
O procedimento para a aplicação do Sculptra é considerado bem simples. Recomenda-se que seja feito em consultórios dermatológicos ou clínicas de estética e cirurgias plásticas por profissionais especializados a fim de se evitar possíveis complicações.
Cuidados antes do procedimento
Conforme é recomendado na maioria dos procedimentos estéticos, antes do procedimento, o profissional capacitado deverá avaliar as condições de saúde, histórico médico e objetivos do paciente.
Normalmente a área a ser tratada é limpa com algum produto antibacteriano e na maioria das vezes é aplicado um anestésico tópico para tornar o procedimento menos doloroso e mais confortável.
Cuidados depois do procedimento
Apesar de ser um procedimento minimamente invasivo, ou seja, sem cortes ou pontos, são necessários alguns cuidados depois da aplicação de Sculptra.
Recomenda-se realizar uma massagem na região tratada, seguindo as orientações do médico dermatologista.
A massagem visa evitar a formação de pequenos nódulos e caso apareçam manchas roxas, utilizar compressas com gelo e ou pomadas para hematomas.
O tempo de recuperação e a realização de outros cuidados específicos, podem variar de acordo com cada paciente.
Resultados – Antes e depois do tratamento
Os resultados do tratamento são facilmente visíveis quando avaliadas as fotos de antes e depois do tratamento:
Quanto tempo dura o efeito do Sculptra
Os efeitos do procedimento com Sculptra normalmente costumam ser notados após algumas semanas da aplicação do produto, e pode ser indicada a segunda sessão.
O estímulo da produção de colágeno no organismo pode durar entre dois e três anos.
A quantidade de sessões varia de acordo com cada paciente, mas normalmente são indicadas de duas a três sessões com intervalos médio de um mês entre ela, ou ainda, uma sessão, aliada à associação de outros tratamentos, como ultrassom microfocado (Ultraformer e/ou Liftera), Skinbooster ou preenchimentos (técnica Firm and Lyft).
Associação com o Ultraformer ou Liftera
A associação de procedimentos estéticos normalmente costumam trazer resultados mais rápidos e eficazes. No caso do Sculptra, é possível fazer uma associação com o Ultraformer ou Liftera.
Essa associação permite a obtenção de resultados já na primeira sessão, enquanto que o uso isolado do Sculptra normalmente costuma apresentar resultados somente após a segunda ou terceira sessões.
O que são Ultraformer e Liftera
São modernos aparelhos que utilizam a tecnologia do ultrassom macro e microfocado para tratar a parte mais superficial ou profunda da pele.
Ambas tecnologias proporcionam resultados visíveis no combate às rugas de expressão já na primeira sessão.
A tecnologia é considerada pelos dermatologistas como uma das principais inovações em tratamentos estéticos contra o envelhecimento do corpo e do rosto.
Como funciona
O Ultraformer combina dois tipos de ultrassom: o microfocado e o macrofocado, que através de seu efeito térmico, trabalham ativando o aumento da produção de colágeno na região aplicada.
Através deste efeito, o Ultraformer III é capaz de devolver firmeza a todas as camadas da pele, alcançando excelentes resultados na melhora da textura e aparência das rugas de expressão.
Já o Liftera atua com o ultrassom microfocado e tem como diferenciais a maior agilidade e precisão nas aplicações, o que torna as sessões mais rápidas.
Associação com Sculptra
O uso do Ultraformer ou Liftera associados com o Sculptra, diminuem consideravelmente o tempo de tratamento, acelerando a entrega dos resultados ao paciente.
Os procedimentos estimulam a produção de colágeno e da elastina e atuam por vias diferentes mas de forma complementar e sua associação é indicada para casos de flacidez mais intensa.
É aconselhável a manutenção do procedimento pelo menos uma vez por ano.
Contraindicações e importância do dermatologista
Existem algumas contraindicações para o uso de Sculptra conforme listamos abaixo:
- Pessoas com doenças autoimune;
- Indivíduos com algum tipo de infecção ativa ou alguma lesão na pele;
- Pacientes que possuem áreas tratadas com preenchimento permanente de silicone e/ou polimetilmetacrilato;
- Pessoas que sofrem de ansiedade por resultados imediatos;
- Gestantes, lactantes e crianças;
- Pessoas que fazem uso constante de aspirina, vitamina E, imunossupressores, anti-inflamatórios e anticoagulantes.
É importante lembrar que é sempre recomendado que qualquer procedimento estético seja realizado por médicos dermatologistas. Estes profissionais são capacitados para fazer uma avaliação mais completo e lidar com possíveis reações adversas.
Preço do tratamento com Sculptra
O preço de um tratamento com Sculptra pode variar de acordo com o local a ser tratado e com uma possível associação de procedimentos.
O número de sessões também é variável e ficará sujeito a alguns fatores que deverão ser avaliados com cuidado por um profissional especializado.
Os procedimentos devem ser realizados em consultórios ou clínicas dermatológicas, por profissionais especializados, com ampla experiência e conhecimento na área.
Onde tratar com Sculptra no Rio de Janeiro
Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC há mais de 10 anos.
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.
Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.