Clínica Tiago Silveira – Dermatologia e Tricologia – Tijuca / RJ

Tratamentos à laser: Como funcionam, indicações, preço e cuidados

Uma das áreas da medicina mais beneficiada pelos tratamentos à laser é a dermatologia.

Atualmente seu uso é indicado para a maioria dos tratamentos de pele, que vão desde a remoção de manchas, suavização de rugas e cicatrizes até a indução do aumento da produção de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele.

A maioria dos lasers têm como alvo a água, pigmentos escuros ou hemoglobina do sangue. Os lasers que tem como alvo a água, costumam alcançar áreas um pouco mais profundas da pele, e sua ação induz resposta inflamatória com estímulo de colágeno.

Os aparelhos com alvo em pigmentos são úteis para destruir as manchas residuais após inflamação da pele como, por exemplo, pigmentos ocasionados pelas tatuagens, manchas de nascença, olheiras, manchas de má circulação, dentre outras.

Já as máquinas que atingem preferencialmente a hemoglobina, geram uma energia capaz de destruir e fechar os vasos que possuem hemoglobina em seu interior. Portanto, é eficaz na remoção de veias, hemangiomas, “sinais de sangue” e manchas vermelhas.

Tipos de Laser utilizados

Hoje em dia, no mercado da medicina estética existem vários tipos de laser, como os de C02, cobre, rubi, argônio, alexandrita, diodo, erbium, dentre outros.

Alguns têm a peculiaridade de ablação, ou seja, têm a capacidade de destruir a superfície da pele, removendo também pequenos tumores e manchas, como as ceratose, verrugas, entre outros problemas de pele.

O aparelho de laser destinado ao tratamento da pele normalmente é fracionado, o que significa que faz pontos de destruição intercalados com pontos de pele sã, promovendo uma regeneração mais rápida da região tratada.

Laser Nd:Yag / Q-switched

O laser Nd:Yag Q Switched trabalha com uma energia de alta intensidade descarregada em forma de pulsos de luz extremamente curtos que passam através da pele e conseguem quebrar suas partículas de pigmento.

É um tipo de laser menos doloroso que não danifica outras camadas da pele (não ablativo), sendo muito utilizado na remoção de tatuagens e micropigmentação, melasma, lentigo solar e algumas cicatrizes.

Laser Etherea

O laser Etherea é uma tecnologia brasileira que utiliza diversas ponteiras capazes de trabalhar com diferentes espectros de luz, o que possibilita diferentes tipos de tratamentos de pele.

Sua versatilidade é capaz de oferecer fácil adaptação aos procedimentos, maior segurança e boa eficiência nos resultados.

Para cada tipo de procedimento é possível regular a potência dos feixes de luz, aumentando ou diminuindo sua ação de acordo com o tratamento a ser realizado.

É indicado para tratamentos como lifting facial, atenuar rugas profundas, cicatrizes, estrias, acne ativa, melasmas, depilação definitiva, remoção de pigmentação, entre outros.

Para que servem os tratamentos à laser

Hoje em dia o laser é largamente utilizado em tratamentos estéticos e dermatológicos, podendo ser indicado para vários problemas conforme abaixo:

Lembrando que somente um profissional capacitado é capaz de realizar qualquer tipo de procedimento com laser sem oferecer nenhum risco ao paciente.

Tratamento de Melanoses Solares

As melanoses solares são manchas escuras decorrentes de uma prolongada exposição solar sem a devida proteção, que aparecem principalmente nas mãos, antebraços, rosto e colo – partes do corpo que ficam mais expostas ao sol.

Esse tipo de mancha costuma ser tratada com luz pulsada ou com lasers, tanto os ablativos (aqueles que causam algum tipo de lesão na pele) quanto os não ablativos que agem profundamente na pele e costumam mostrar resultados muito eficientes.

Tratamento de Melasma

O melasma é caracterizado pelo aparecimento de manchas escuras principalmente no rosto e é um problema mais frequente em mulheres. Têm evolução recorrente e seu tratamento deve ser contínuo.

Suas principais causas estão relacionadas a fatores hormonais, especialmente durante a gravidez, ao uso de anticoncepcionais e também à excessiva exposição ao sol sem a devida proteção.

O laser Nd:Yag Q Switched têm mostrado resultados muito eficazes no tratamento de melasma, e possui uma ação mais suave na pele, conseguindo remover o pigmento em excesso sem irritá-la de forma mais definitiva.

Tratamento de Lesões Vasculares

As lesões vasculares podem ser representadas por lesões menores que são os incômodos “vasinhos” ou microvarizes, comuns no rosto, no colo e nas pernas e por lesões maiores, que são os hemangiomas e as manchas “vinho do porto”.

Essas lesões podem ser tratadas com luz pulsada e tratamentos à laser, que apresentam na maioria das vezes resultados muito efetivos, sendo o laser Nd:Yag, o mais indicado para esse tipo de tratamento.

Tratamento de Estrias e Cicatrizes

As estrias são lesões na maioria das vezes em forma de linhas, que aparecem devido a um estiramento bruto da pele e consequente destruição de suas fibras de colágeno e elastina.

O tratamento com laser do tipo ablativo fracionado, provoca um certo tipo de queimadura na pele, que ao cicatrizar acaba estimulando a produção de colágeno e melhorando a aparência das estrias e cicatrizes no local em que é aplicado.

Tratamento de Flacidez Corporal

A flacidez corporal infelizmente é um mal que atinge a todos, especialmente as mulheres, em qualquer idade e área do corpo.

Ela ocorre devido a uma perda de colágeno e consequente diminuição da firmeza e da elasticidade da pele e é um dos sinais mais claros do envelhecimento.

Pode ser combatida com vários tipos de tratamento e uma das opções mais efetivas é o laser fracionado que induz uma maior produção de colágeno e melhora consideravelmente a flacidez.

Tratamento de Gordura Localizada

A gordura localizada pode ser considerada como o acúmulo do excedente de tudo que comemos além do que precisamos e que fica em regiões tidas como “depósitos” em nosso corpo como barriga, quadris e costas.

No mercado da medicina estética existem inúmeros tratamentos contra gordura localizada, e os tratamentos com diversos tipos de lasers estão entre os mais eficazes e de efeito imediato, pois atuam reduzindo o tecido gorduroso.

Tratamentos Capilares

Homens e mulheres pelo menos alguma vez na vida, devido a diversos motivos irão sofrer com a calvíce, mais conhecida como queda de cabelo.

Atualmente, a tecnologia têm proporcionado à medicina estética, diversos tipos de tratamentos capilares, cada vez mais eficazes contra a queda de cabelo.

O tratamento a laser é uma ótima ferramenta contra esse problema. O procedimento utiliza uma luz de baixa intensidade que penetra na pele e atinge as células do bulbo capilar, ajudando a eliminar toxinas, aumentando a síntese proteica, reduzindo a inflamação e estimulando o crescimento dos fios.

Rejuvenescimento Íntimo

Com o passar dos anos, nossa pele sofre com a diminuição de colágeno e acaba perdendo elasticidade e firmeza. Esses efeitos também podem ser observados na região íntima da mulher e podem afetar sua saúde e autoestima.

O rejuvenescimento íntimo é uma terapia não invasiva que consiste em sessões de aplicação de laser para recuperar a elasticidade, espessura e umidade do tecido vaginal. Pode também ser usado para clareamento, firmeza, renovação celular e melhora do viço e textura de toda a região íntima.

Remoção de Tatuagem ou Micropigmentação

Hoje em dia é possível realizar a remoção de uma tatuagem através de sessões de aplicação de laser.

Esse tipo de procedimento é indicado para pessoas que se arrependeram e desejam remover alguma tatuagem por completo ou apenas clarear o local para receber uma nova.

Geralmente tatuagens com traços mais finos e cores mais escuras são removidas com maior facilidade.

Número de sessões necessárias nos tratamentos à laser

O número de sessões indicadas para cada tipo de tratamento que pode ser realizado com o laser, pode variar de acordo com o tipo de laser, com o problema e a área do corpo a serem tratados e com o objetivo do paciente.

Lembrando que somente um profissional capacitado é capaz de realizar qualquer tipo de procedimento com laser sem oferecer nenhum risco ao paciente.

Cuidados e recomendações após os procedimentos

Cada um dos procedimentos que podem ser realizados com o laser exigem um cuidado específico após sua realização.

É recomendado que o paciente siga à risca todas as orientações dadas pelo médico para obtenção dos resultados esperados.

Quem não pode fazer uso dos tratamentos à laser

Existem algumas contra-indicações para o uso de tratamentos à laser: Dentre elas destacamos:

Lembrando que é imprescindível a realização de uma avaliação médica antes da realização de qualquer tipo de tratamento com laser.

Tratamentos à laser vs Luz Pulsada

Tanto o laser quanto a luz pulsada são fontes de energia luminosa não ablativa, ou seja, geram calor na pele sem provocar nenhum tipo de corte e são indicados para vários tipos de problemas de pele.

A principal diferença entre o laser e a luz pulsada está no comprimento das ondas emitidas: o laser possui um comprimento, atingindo apenas uma região específica. (completar)

Já a luz pulsada apresenta diversos comprimentos de ondas emitidas, atingindo assim vários tipos de “alvos”, conseguindo atuar na melanina, nos vasos sanguíneos, além de ser capaz de estimular uma maior produção de colágeno.

Tratamento para acne com luz pulsada

Tratamentos capilares à laser

Certamente, homens e mulheres pelo menos alguma vez na vida, devido a diferentes motivos irão sofrer com alguma queda de cabelo.

Atualmente, a tecnologia tem proporcionado à medicina estética, diversos tipos de tratamentos capilares, cada vez mais eficazes contra a queda de cabelo.

O tratamento a laser é uma ótima ferramenta contra esse problema. O procedimento utiliza uma luz de baixa intensidade que penetra na pele e atinge as células do bulbo capilar, ajudando a eliminar toxinas, aumentando a síntese proteica, reduzindo a inflamação e estimulando o crescimento dos fios.

Preço dos tratamentos à laser

O preço do tratamento à laser pode variar de acordo com o local do corpo a ser tratado e com a quantidade de sessões indicadas para resolver o problema.

Somente um médico especializado será capaz de avaliar a possibilidade de se alcançar o resultado desejado pelo paciente.

Antes de realizar qualquer tipo de tratamento à laser, agende um horário e faça uma avaliação conosco!

Onde realizar tratamentos à laser no Rio de Janeiro

Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC há mais de 10 anos.

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.

Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.

Sair da versão mobile