A calvície masculina costuma afetar a maioria dos homens na idade adulta, podendo se manifestar também na adolescência, e é um problema que causa muito incômodo, afetando seu bem-estar e sua autoestima.
Estudos comprovam que perder entre 50 e 100 fios de cabelo por dia é considerado normal, pois a renovação dos fios é contínua ao longo da vida.
No entanto, quando se nota uma queda com um volume maior de fios, e uma certa diminuição na espessura deles, é necessário procurar um médico especializado pois você pode estar sofrendo de calvície.
Quer saber mais sobre causas e tratamentos da calvície masculina? Leia abaixo.
Tipos de calvície masculina
Existem vários tipos de calvície masculina que são classificados de acordo com a causa da queda de cabelo. Listamos os principais tipos abaixo:
Alopécia Androgenética
Alopécia androgenética é o nome científico de calvície, sendo o tipo mais comum de queda de cabelo que atinge principalmente os homens, se intensificando com o passar dos anos.
É causada por motivos ligados à genética e também a presença de hormônios masculinos, principalmente a testosterona.
Começa a se manifestar na região das têmporas, mais conhecidas como “entradas”, mas pode se espalhar por todo couro cabeludo.
Alopécia cicatricial primária adquirida
Esse tipo de alopécia é causada por certas enfermidades e pode surgir por diversos motivos como processos congênitos, distúrbios autoimunes, infecções ou inflamações.
A alopécia cicatricial primária adquirida causa um dano permanente nos folículos capilares, o que impede o crescimento de novos fios no local afetado.
Alopécia cicatricial secundária
A alopécia cicatricial secundária também causa danos aos folículos capilares e pode ter variadas causas.
Pode ser resultante de uma queimadura, de alguma interação com produtos químicos, da exposição à radiação, da constante tração no couro cabeludo devido à alguns penteados, ou resultado de algum trauma, infecções, micoses ou tumores.
Eflúvio Anágeno
O eflúvio anágeno é um tipo de calvície que caracteriza-se pela queda repentina dos fios, provocada por agressões de agentes internos ou externos ao folículo capilar.
Essa queda dos fios é intensa e acontece num curto espaço de tempo, reduzindo bastante o volume do cabelo. É muito comum em pacientes que realizam quimioterapia, mas pode acontecer em outros casos como inflamações, infecções e uso de alguns medicamentos.
Eflúvio Telógeno
O eflúvio telógeno é uma patologia que pode ser identificada através de uma queda de cabelo além do normal, observada no dia a dia.
Pode ter sua causa associada a diversos fatores como a alguma doença, a uma cirurgia, a uma dieta radical, a um grande estresse, a desnutrição ou a baixa vitamina D e ferro, entre outros.
Alopécia Areata
Alopécia areata é uma doença inflamatória que ataca a raiz do fio e causa sua queda, atingindo regiões concentradas do corpo e gerando falhas circulares.
Sua causa é desconhecida, porém muitos fatores podem provocar seu aparecimento, sendo os principais os fatores genéticos, autoimunes e emocionais, além de traumas na região e infecções.
Causas da calvície masculina
As principais causas da calvície masculina estão relacionadas a fatores internos do organismo, como a herança genética e a produção exagerada de hormônios masculinos, no caso a testosterona.
Existem também fatores externos que podem provocar a atrofia dos folículos capilares e causar a queda dos fios. Veja abaixo:
Excesso de oleosidade
O excesso de oleosidade no couro cabeludo pode contribuir para a queda de cabelos e posteriormente para calvície.
O sebo contém muito hormônio DHT e o fato das glândulas sebáceas produzirem-no mais que o normal, faz mal para a saúde capilar, estimulando a perda dos fios e a calvície.
Outra consequência da grande concentração de sebo nos fios de cabelo e no couro cabeludo é a obstrução dos poros capilares, que podem matar o folículo capilar em sua raiz, o que também ocasiona queda e calvície.
Dermatite Seborreica
A dermatite seborreica é uma doença crônica que se manifesta através de fases de melhora e piora e não tem cura. O quadro da doença tende a piorar em momentos de estresse e sob mudanças extremas de temperatura.
Ela promove um aumento da oleosidade no couro cabeludo, a descamação e o aparecimento de caspas, além de pequenos processos inflamatórios, coceira e avermelhamento da região acometida. Em casos severos pode gerar queda de cabelo e posterior calvície.
Produtos químicos
A aplicação exagerada de produtos químicos no couro cabeludo como o uso de alisantes ou tinturas pode desencadear a queda dos fios de cabelo e uma posterior calvície.
Distúrbios hormonais
Os distúrbios hormonais podem ser outra causa geradora da queda de cabelo em muitas pessoas.
Alterações no funcionamento das glândulas produtoras de hormônios importantes para o nosso organismo levam a baixa imunidade, desregulam o organismo e dificultam a distribuição de nutrientes nos fios.
O excesso ou a falta de hormônios também influenciam na nossa estrutura capilar, causando o ressecamento, quebra e queda dos fios e caso o quadro não seja tratado, pode evoluir para uma calvície.
Carência de vitaminas
A alimentação é um fator muito importante quando o assunto é a queda de cabelo. A carência de vitaminas como a B, C ou D, assim como a falta de proteínas, carboidratos e minerais podem desencadear a calvície.
Para manter a saúde dos cabelos, recomenda-se uma alimentação balanceada, pois dietas muito restritivas acabam enfraquecendo os fios e dietas hipercalóricas podem provocar um aumento da oleosidade do couro cabeludo e ambos os casos podem provocar a queda e a calvície.
Medicamentos
A queda de cabelos relacionada ao uso de medicamentos é muito comum e geralmente está associada aos medicamentos que agem diretamente no sistema nervoso e na divisão celular.
Os antidepressivos são os medicamentos que costumam causar uma maior queda dos fios porque promovem alterações hormonais e podem interromper o seu ciclo de vida.
Distúrbios emocionais
Os distúrbios emocionais, mais conhecidos como estresse, são grandes fatores desencadeadores da queda de cabelo.
Isso porque na maioria das vezes, o estresse gera um desequilíbrio hormonal, resultando em algum tipo de inflamação, favorecendo a queda dos fios.
Além disso, o estresse agudo pode gerar altas taxas de cortisol, o que também resulta na queda dos cabelos e a longo prazo pode desencadear a calvície.
Sintomas comuns
Existem alguns sintomas que são comuns e indicam que você pode estar sofrendo de calvície. São eles:
- Diminuição da espessura dos fios;
- Diminuição do volume capilar;
- Aparecimento de entradas nas laterais superiores da cabeça;
- Couro cabeludo ficando visivelmente mais aberto.
Ao notar um ou mais desses sinais, procure um médico dermatologista, pois somente ele poderá identificar as causas e possíveis tratamentos para a calvície.
Tricoscopia Capilar e o diagnóstico
A tricoscopia capilar é um tipo de exame do couro cabeludo e dos fios de cabelo. Pode ser feito no consultório dermatológico por ser um método simples e não invasivo e consegue diagnosticar vários distúrbios.
Esse tipo de exame, além de ser uma ferramenta valiosa para o diagnóstico de várias doenças do couro cabeludo e dos cabelos, também consegue avaliar a eficiência dos tratamentos realizados.
Tratamentos disponíveis
Atualmente no mercado existem alguns tipos de tratamentos disponíveis para a calvície.
É comum muitas vezes fazer associação de técnicas para obtenção de resultados mais eficientes.
Medicamentos orais
Estudos revelam a efetividade do uso de alguns medicamentos orais para a melhoria do crescimento e nutrição capilar. Dentre os mais prescritos estão:
- Finasterida;
- Espironolactona;
- Cetoconazol;
- Alfaestradiol;
- Acetato de ciproterona.
Mesoterapia
A mesoterapia é uma técnica que atualmente vêm sendo utilizada para tratar a queda de cabelo crônica e a calvície.
Ela é feita através da aplicação de substâncias medicamentosas diretamente no couro cabeludo para fortalecer o bulbo, estimular o crescimento e aumentar a resistência dos fios.
Esse procedimento é uma alternativa indicada para pessoas que sofrem com a queda constante de cabelo e que não obtiveram resultados satisfatórios com tratamentos orais por exemplo.
MMP
O MMP ou Microinfusão de Medicamentos na pele é uma técnica bastante utilizada para controle da calvície masculina.
Ela utiliza microagulhas mais finas do que os fios de cabelo para inserir medicamentos ativos diretamente no local do couro cabeludo onde existe maior concentração de queda dos fios.
Como evitar, cuidados e recomendações
Diversas são as causas que provocam a calvície e já sabe-se que existem algumas formas de prevenção.
Estar atento aos sinais como o “raleamento” dos fios e o aparecimento da temidas entradas laterais e procurar ajuda profissional logo no início dos sintomas pode ajudar a evitar a queda dos fios.
Preocupar com a alimentação também é um cuidado recomendado por médicos especializados para manter os fios sempre saudáveis.
Preço do tratamento
O preço de um tratamento para calvície masculina varia de acordo com o problema a ser tratado e com os objetivos do paciente.
O número de sessões e o protocolo a ser utilizado também são variáveis e ficarão sujeitos a alguns fatores que deverão ser avaliados com cuidado por um profissional especializado.
Os procedimentos devem ser realizados em consultórios ou clínicas dermatológicas, por profissionais especializados, com ampla experiência e conhecimento na área.
Onde tratar a calvície masculina no Rio de Janeiro
Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC ha mais de 10 anos.
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.
Entre em contato conosco e agende uma consulta ou avaliação.