A celulite, aqueles temidos furinhos indesejáveis que insistem em aparecer em pernas e bumbuns, é um mal que acomete cerca de 95% das mulheres após o período da puberdade.
Esteticamente a celulite incomoda bastante, pois deixa a pele com um aspecto de “casca de laranja” podendo ser notada em várias partes do corpo.
Leia tudo sobre celulites e como tratá-las no post abaixo.
O que é a celulite
A celulite é uma condição muito comum, principalmente nas mulheres, chamada de lipodistrofia ginóide e pode ser considerada como um depósito de gordura sob a pele.
Essa condição costuma ocorrer mais nas mulheres devido à características das fibras de sustentação de seu tecido adiposo que são finas e perpendiculares à pele. Já nos homens, estas fibras são mais grossas e diagonais.
A posição destas fibras de sustentação, fazem com que o aumento de gordura e a retenção de líquido (inchaço) nos homens seja distribuído de forma mais uniforme e homogênea.
Já nas mulheres formam ondulações, irregularidades e retrações (como uma tenda invertida), as famosas celulites.
Os estágios da celulite
As celulites podem ser classificadas em 4 estágios ou graus:
- Grau 1 – visível apenas ao comprimir a pele;
- Grau 2 – Irregularidades e “furinhos” discretos já percebidos sem comprimir a pele;
- Grau 3 – Nódulos e “buracos” bem delimitados na pele;
- Grau 4 – Muita irregularidade, gordura dura e nódulos e concavidades profundos.
Em alguns casos, a celulite em graus mais avançados pode até causar dor, pois pode promover a compressão de terminações nervosas locais, gerando muito incômodo e comprometendo a qualidade de vida do paciente.
O que causa a celulite
A celulite é causada por diversos fatores, mas o principal deles é o acúmulo de gordura em certas partes do corpo. Existem outros fatores que predispõe a aparição das temidas ondulações, como:
- Fator genético;
- Problemas circulatórios;
- Alterações hormonais, incluindo o uso de anticoncepcionais;
- Estilo de vida – má alimentação, sedentarismo, estresse, excesso de fumo e álcool.
Alguns dizem que as roupas apertadas causam celulites, mas na verdade elas contribuem e muito para a piora do quadro depois de instalado, pois comprimem os vasos sanguíneos e linfáticos.
Como evitar e se prevenir
Como ainda não ficou comprovada a real origem de suas causas, infelizmente ainda não é possível evitar o aparecimento das celulites.
Mas de acordo com alguns fatores predeterminantes citados acima, é possível dizer que a melhor forma de se prevenir o aparecimento dos temidos furinhos, é investir em hábitos de vida saudáveis.
O consumo de grande quantidade de água por dia e a prática de alguma atividade física, ajudam a melhorar a circulação sanguínea por exemplo. Ao diminuir a ingestão de sódio em nossa alimentação, estamos diminuindo a retenção de líquidos em nosso corpo.
Ao evitar alimentos com muito açúcar ou gorduras, estamos evitando o aumento de nossa gordura corporal – principal fator que causa celulite. Todos esses cuidados em conjunto conseguem atenuar bastante o problema.
Deve também ser evitada a ingestão excessiva de sal e álcool também.
Tratamento e redução da celulite
Atualmente existem vários tratamentos para celulite, os mais antigos incluem as massagens e a drenagem linfática. Esses tratamentos atuam melhorando a circulação sanguínea e removendo as toxinas do organismo.
Fazer dieta, além do consumo de muita água e de alimentos diuréticos também são importantes para o tratamento e redução da celulite, uma vez que podem reduzir a gordura localizada, os inchaços e, consequentemente, o aspecto de “casca de laranja” da pele.
Além das medidas já descritas, também devem ser mencionados dois procedimentos que geram bons resultados: a subcisão e a mesoterapia, que são tratamentos que podem ser combinados.
Melhores tratamentos para celulite
Como existem diversos graus de celulite e vários tipos de procedimentos, não é possível classificar algum como sendo o melhor, pois vai depender de cada caso.
Subcisão
A Subcisão é provavelmente o melhor tratamento para celulite, principalmente dos graus 3 e 4, com resultados rápidos e definitivos. A melhora obtida é duradoura!
O termo subcisão vem da expressão “cirurgia subcutânea sem incisão”. Trata-se de um procedimento realizado com agulhas específicas.
Através de um pequeno furo que não deixa marcas na pele, é feito o descolamento de todos os septos fibrosos que causam a depressão (“covinha”) da celulite.
Esse procedimento também é capaz de promover a formação de colágeno natural na pele, pelo simples trauma da agulha, o que ajuda a preencher a “depressão” da celulite.
Mesoterapia
A Mesoterapia é um tratamento para celulite que consiste na aplicação local de substâncias na pele e/ou abaixo dela, feita através de seringas e pequenas e finas agulhas.
Nesse tipo de procedimento, são aplicadas substâncias e enzimas nas áreas afetadas capazes de destruir as células de gordura ou de fluidificar seu conteúdo. Nesse caso, também chamada de “lipo enzimática”.
Após a injeção destas substâncias, a gordura será metabolizada no fígado e excretada (eliminada) pelo organismo ou usada como fonte de energia.
O principal objetivo da Mesoterapia é ter mais resultados por aplicar o medicamento no local que se quer tratar, o que também reduz efeitos colaterais pelo fato de o paciente ser exposto a menor quantidade de drogas.
Ultrassom Macrofocado (Scizer e Ultraformer)
Trata-se de aparelhos modernos e poderosos, capazes de causar a morte definitiva das células de gordura, reduzindo medidas, modelando a silhueta e consequentemente reduzindo a celulite, visto que a gordura localizada é um dos fatores principais para o aparecimento desta. Além disso, melhoram a firmeza da pele pela produção de colágeno, o que gera também redução da celulite.
Radiofrequência, Lipocavitação e Terapia com ondas de choque
São tecnologias que podem ser usadas combinadas ou isoladamente, gerando ruptura dos septos que causam as depressões da celulite, aumentam a produção de colágeno, o que reduz a propensão ao aparecimento das “covinhas” e reduzem o acúmulo de gordura localizada, responsável pelo aspecto irregular da pele.
Preço do tratamento
O preço do tratamento para celulite pode variar de acordo com o tipo de procedimento escolhido.
Antes de realizar qualquer tipo de procedimento, agende uma consulta e faça uma avaliação conosco.
Tratamento para Celulite no Rio de Janeiro
Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC ha mais de 10 anos.
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.
Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.