Clínica Tiago Silveira – Dermatologia e Tricologia – Tijuca / RJ

Bigode Chinês: O que é, prevenção, tratamentos e cuidados

Uma das marcas de expressão mais comuns tem nome estranho – sulco nasogeniano, mas popularmente ela é conhecida como bigode chinês

A famosa ruga ganhou esse nome pois sua aparência se assemelha aos bigodes que os chineses usavam no passado: é uma linha geralmente profunda que desce da lateral do nariz até as extremidades da boca e às vezes chega até o queixo.

Quer saber mais sobre o bigode chinês? Continue lendo o post abaixo.

Causas

O aparecimento do bigode chinês pode estar relacionado com várias causas. Listamos abaixo as mais comuns:

As causas listadas acima podem agir isoladamente ou em conjunto no que diz respeito ao aparecimento dessa marca de expressão que normalmente confere um ar cansado à fisionomia.

Tratamentos para Bigode Chinês

Devido aos avanços da medicina estética atual, hoje estão disponíveis uma série de tratamentos que ajudam a amenizar a até acabar com o temido bigode chinês. Falaremos um pouco mais sobre os mais conhecidos.

Ácido Hialurônico 

O Ácido Hialurônico é uma substância natural que está presente no nosso organismo, principalmente na nossa pele. 

Essa substância, além de ser capaz de estimular a produção de colágeno, também possui uma enorme capacidade de atrair moléculas de água, o que favorece a hidratação e firmeza da pele.

Através do preenchimento do bigode chinês com Ácido Hialurônico é possível devolver o volume perdido na região devido aos efeitos do envelhecimento. 

Em alguns casos é necessário preencher a bochecha e também o contorno do rosto para fazer efeito lifting do bigode chinês.

Botox

A Toxina Botulínica, mais conhecida pelo nome comercial de sua marca mais famosa, o Botox, é extraída de uma bactéria e tem um efeito paralisante em nossa musculatura. 

Sua aplicação tem o objetivo de reduzir ou atenuar a contração de alguns músculos faciais, diminuindo a formação de rugas causadas pelo movimento contínuo das nossas expressões.

O tratamento do bigode chinês com a toxina botulínica apresenta ótimos resultados e deve sempre ser realizado com um profissional capacitado.

Peeling

O peeling consiste em estimular uma inflamação controlada na região tratada, que culmina na descamação da pele, resultando assim em uma renovação celular e uma maior produção de colágeno nas camadas internas da pele.

Este procedimento pode ser realizado de maneira química, com o uso de ácidos, de forma física ou abrasiva.

No tratamento abrasivo, é feita uma raspagem das camadas de pele a serem tratadas e também com lasers, que “queimam” a região, forçando assim uma renovação celular.

Somente após a avaliação de um profissional especializado é que poderá ser definido o tipo de peeling mais adequado para tratar o bigode chinês.

Radiofrequência  

O procedimento funciona emitindo correntes de alta frequência que alcançam as mais profundas camadas da pele através de calor. 

Esse processo é capaz de promover a contração das fibras de colágeno e estimular um aumento em sua produção.

A radiofrequência é considerada bastante eficaz e segura no tratamento contra flacidez da pele do rosto e contra o temido bigode chinês. Seus resultados são gradativos e costumam aparecer em até 15 dias após a realização da primeira sessão.

Laser Fracionado  

O tratamento com laser fracionado é indicado para o rejuvenescimento da pele, sendo muito eficaz no combate das rugas de expressão, inclusive o bigode chinês. 

Sua ação consegue atingir as diversas superfícies da pele, nivelando sua estrutura e estimulando a produção de colágeno nas áreas tratadas.

O laser fracionado atua aquecendo a água existente na pele, o que provoca uma queimadura, estimulando o desaparecimento da pele velha e consequente substituição por uma nova.

Cremes tópicos 

Os cremes tópicos são outra opção que promete ajudar no combate ao bigode chinês, apesar de não agirem com tanta intensidade como os outros tratamentos citados acima.

Eles são uma forma de prevenir o aparecimento deste tipo de marca de expressão, pois na maioria das vezes possuem em sua formulação substâncias benéficas à hidratação e a estimulação da produção de colágeno.

A indicação de uso deste tipo de dermocosmético, sempre deve ser feita por um profissional especializado, que saberá receitar o tipo certo e a possível associação com outros procedimentos.

Cada paciente, um protocolo 

É sempre recomendado que todo procedimento estético seja indicado e realizado por profissionais especializados e no caso do combate ao bigode chinês não poderia ser diferente.

Cada paciente possui um tipo específico de pele, rotina e objetivos diferentes, portanto para cada um, o profissional deverá receitar um tipo de protocolo ou uma associação entre eles.

Cuidados e prevenção

É possível tomar alguns cuidados que ajudam a prevenir o aparecimento do bigode chinês e um dos mais recomendados é a hidratação do rosto com produtos específicos.

O uso de dermocosméticos também é um grande aliado, principalmente os que possuem substâncias que estimulam a produção de colágeno em sua formulação.

Outros fatores que contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce da pele – um dos principais causadores dessa marca de expressão, é manter uma alimentação balanceada com alimentos ricos em:

Preço do tratamento

O preço de um tratamento para o bigode chinês pode variar de acordo com o procedimento a ser realizado.

O número de sessões também é variável e ficará sujeito a alguns fatores que deverão ser avaliados com cuidado por um profissional especializado. 

Os procedimentos devem ser realizados em consultórios ou clínicas dermatológicas, por profissionais especializados, com ampla experiência e conhecimento na área.

Onde tratar no Rio de Janeiro

Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC há mais de 10 anos.

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.

Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.

Sair da versão mobile