Atualmente, o peeling a laser é um dos tratamentos estéticos mais procurados nos consultórios e clínicas dermatológicas em todo país.
É considerado um dos procedimentos mais seguros e eficazes no que diz respeito ao rejuvenescimento da pele.
Consiste em utilizar aparelhos que emitem algum tipo de luz que “queima” a pele tratada, estimulando a produção de colágeno e elastina, provocando assim uma renovação celular.
Tipos de Peeling a Laser
Os peelings a laser são classificados de acordo com a profundidade com que atuam na pele, podendo ser dos tipos: peeling a laser superficial, peeling a laser médio e peeling a laser profundo.
Peeling a Laser superficial
O peeling a laser superficial atinge apenas a epiderme, que é a primeira camada da pele, sendo o tipo menos agressivo.
Sua aplicação promove apenas uma leve descamação e sua principal vantagem é a recuperação rápida da pele.
Costuma ser indicado para melhorar sua textura e para o tratamento de manchas superficiais, poros dilatados e sardas.
Peeling a Laser médio
O peeling a laser médio é mais agressivo e atinge camadas um pouco mais profundas do que os peelings a laser superficiais, o que estimula um aumento na produção de colágeno.
Após sua aplicação, a pele tende a ficar mais vermelha e a descamação gera cascas mais grossas e amarronzadas, sendo sua recuperação um pouco mais demorada.
É indicado para o tratamento de manchas e cicatrizes mais profundas, pele envelhecida pelo sol e rugas finas.
Peeling a Laser profundo
O peeling a laser profundo também atinge uma camada mais profunda da pele, no caso a derme, provocando assim uma maior remodelação de sua estrutura, pois eleva bastante a produção de colágeno.
O tratamento com este tipo de laser provoca uma retração da pele e melhora manchas e cicatrizes profundas, além de tratar rugas e ser bem eficiente contra o envelhecimento.
Laser Etherea – Luz Pulsada
O laser Etherea é uma tecnologia brasileira que utiliza diversas ponteiras capazes de trabalhar com diferentes espectros de luz, dentre eles, a luz intensa pulsada, possibilitando realizar diferentes tipos de tratamentos de pele.
Sua versatilidade é capaz de oferecer fácil adaptação aos procedimentos, maior segurança e boa eficiência nos resultados.
Para cada tipo de procedimento é possível regular a potência dos feixes de luz, aumentando ou diminuindo sua ação de acordo com o tratamento a ser realizado.
Para que serve
A utilização deste tipo de laser é indicado para diversos tratamentos como:
- Depilação definitiva;
- Lesões pigmentares e vasculares;
- Acne ativa;
- Flacidez;
- Tratamentos de rejuvenescimento;
- Manchas de sol, melasmas, sardas;
- Vasos dilatados, vasinhos vermelhos, rosácea;
- Rugas superficiais;
- Melhora a textura da pele.
Como funciona
O Etherea possui diversas ponteiras e cada uma delas emite uma luz com diferentes comprimentos de onda que são absorvidas por determinados alvos da pele, como os vasos sanguíneos, a melanina e o colágeno.
Seguindo o ranking dos tratamentos mais procurados, destaca-se a ponteira de luz intensa pulsada.
Ela é considerada como uma fonte de energia luminosa não ablativa, ou seja, gera um calor na pele que resulta em um tipo de “queimadura” e esta estimula a produção de colágeno e elastina no local tratado.
Este processo de regeneração das células epiteliais atua com muita eficácia em tratamentos de rejuvenescimento da pele.
Benefícios
O tratamento com o laser Etherea é considerado muito seguro e eficaz, praticamente indolor e é um procedimento não invasivo (não utiliza cortes para sua realização).
Além disso, o aparelho possui uma ponteira de resfriamento integrada, garantindo um maior conforto para o paciente durante a aplicação.
Pode ser utilizado em mulheres e homens com qualquer tipo de pele e dependendo da ponteira utilizada, a recuperação é bem rápida, permitindo ao paciente voltar às suas atividades rotineiras o mais breve possível.
Tempo de recuperação
O tempo de recuperação do peeling a laser pode variar de acordo com o tipo de peeling realizado: superficial, médio ou profundo.
Conforme já dito, cada tipo de laser atua em uma profundidade diferente da pele e quanto mais profunda sua atuação, maior o tempo de recuperação da pele.
Quantas sessões são necessárias
O número de sessões necessárias para o tratamento com peeling a laser pode variar de acordo com o protocolo elaborado pelo dermatologista.
Este protocolo será feito em função do problema e da área do corpo a serem tratados.
Lembrando que somente um profissional capacitado é capaz de realizar o procedimento de peeling a laser sem oferecer nenhum risco ao paciente.
Cuidados antes do tratamento
Primeiramente, antes de realizar o tratamento de peeling a laser, é muito importante o paciente passar por uma avaliação médica, principalmente se ele tiver problemas relativos à cicatrização.
Alguns cuidados são recomendados antes do tratamento, como evitar exposição ao sol, além do uso de dermacosméticos que contenham produtos abrasivos, ácidos ou cremes que possuam componentes agressivos em sua fórmula.
Cuidados depois do tratamento
Depois do tratamento também existem cuidados que devem ser seguidos, como o uso de sabonetes neutros e cremes cicatrizantes.
O uso de protetor solar é indispensável em todos os ambientes, mas o mais recomendado é evitar a exposição ao sol.
Contra-indicações e reações adversas
Existem algumas contra-indicações para a realização do peeling a laser. Dentre elas destacamos:
- Pessoas com histórico de fotossensibilidade (dermatoses);
- Pessoas com câncer de pele ou algum tipo de infecção ativa no local do tratamento;
Lembrando que é imprescindível a realização de uma avaliação médica antes da realização de qualquer tipo de tratamento com laser.
Preço do Peeling a Laser
O preço do peeling a laser pode variar de acordo com o protocolo a ser utilizado. O número de sessões e a possível associação com outros procedimentos também pode influenciar no valor final, sendo que esses fatores deverão ser avaliados com cuidado por um profissional especializado.
Os procedimentos devem ser realizados em consultórios ou clínicas dermatológicas, por profissionais especializados, com ampla experiência e conhecimento na área.
Onde fazer Peeling a Laser no Rio de Janeiro
O Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titulado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC há mais de 10 anos.
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.
Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.