Clínica Tiago Silveira – Dermatologia e Tricologia – Tijuca / RJ

Peeling Corporal: Conheça os tipos, indicações e cuidados

O peeling corporal é um procedimento que consiste na descamação controlada da pele, podendo ser feito de forma física, através da dermoabrasão, de forma química, com a aplicação de ácidos, ou com a utilização de laser.

Em alguns casos é feita a combinação entre estes tipos de tratamentos a fim de um potencializar a ação de cada elemento.

O  principal objetivo do peeling é estimular a renovação celular e potencializar os efeitos de outros protocolos de tratamento de pele.

Este procedimento é um excelente aliado no tratamento de:

A dermoabrasão pode ser química e/ou física ou laser, dependendo do objetivo do paciente e da indicação do profissional.

Listamos abaixo os tipos de peeling corporal mais buscados atualmente.

Tipos de peeling corporal

O procedimento de peeling corporal pode ser feito de diversas formas, utilizando diferentes técnicas, sendo estas físicas ou químicas – com aplicação de ativos e ácido –  ou até mesmo com a associação entre ambos os métodos, e também tem a opção a laser.

Veja a seguir os tipos de peeling corporal mais buscados no momento.

Peeling corporal físico

O peeling físico é feito de forma mecânica, ou seja, neste procedimento são usados aparelhos específicos de dermoabrasão para esfoliação da pele.

Os principais tipos de peeling físico são:

Peeling de Cristal

É um tratamento não invasivo, no qual será utilizado um aparelho que em sua ponta contém cristais de hidróxido de alumínio, estes agentes promovem uma microesfoliação na pele.

Além disso, o aparelho também faz sucção na pele, removendo uma camada superficial e resíduos de células mortas.

Geralmente é buscado para tratamento da região do rosto, mas traz também excelentes resultados como agente complementar para regiões como mãos, dorso, culote e ainda no tratamento de estrias.

Este tratamento é indicado principalmente para:

Peeling de Diamante

O peeling de diamante é um procedimento de microdermoabrasão, não doloroso, que age apenas na camada superficial da pele, promovendo uma esfoliação.

É realizado  com aparelho específico, de ponteira revestida por diamante.

Estas ponteiras possuem variados graus de abrasividade, de maneira que o grau será determinado de acordo com a particularidade e necessidade de cada região do corpo a ser tratada.

O tratamento pode ser realizado em várias partes do corpo, tais como rosto, pescoço, colo e mãos, e em qualquer tipo de pele.

É muito eficaz para diversos procedimentos, tais como:

Peeling corporal químico

O peeling químico é feito por meio de aplicação de ácidos sobre a pele, a fim de remover as camadas danificadas e promover o surgimento de uma camada lisa.

Um dos principais benefícios é o estímulo à produção de colágeno, que traz firmeza à pele, de maneira que reduz rugas e linhas de expressão.

É também frequentemente indicado no tratamento de cravos e espinhas pois além de tudo equilibra a oleosidade da pele.

Deve ser feito somente por dermatologista, para evitar inconvenientes e transtornos como queimaduras por exemplo.

Os principais tipos de peeling químico são:

Ácido retinóico

No tratamento com o ácido retinóico é aplicada sobre a pele uma concentração deste ácido, a ser definida de acordo com a necessidade de cada caso.

Este ácido age na pele promovendo uma dermoabrasão que estimula a produção de colágeno,  aumenta a firmeza da pele, reduz rugas e elimina linhas de expressão.

O ácido retinóico pode ser indicado ainda nos tratamentos de:

Ácido Salicílico

O ácido salicílico tem ação esfoliante, age como seborregulador, e ainda possui ação anti-inflamatória.

Pode ser aplicado em diversas áreas do corpo, de acordo com avaliação e indicação do médico dermatologista.

O ácido salicílico também induz a produção de novas células, que recuperam e suavizam o aspecto da pele oleosa, com manchas e acnes.

Tem grande ação antimicrobiana, que impede a proliferação e contaminação de bactérias na região a ser tratada, frequentemente é indicado nos tratamentos de:

Ácido Glicólico

O ácido glicólico é um agente originário da cana de açúcar e de outros vegetais doces, no qual suas propriedades trazem uma grande variedade de benefícios à pele.

Este ácido é um dermoabrasor, ou seja, age como esfoliante sobre a pele, promovendo poderosa hidratação, clareamento e uniformização do tom da pele e também atua como rejuvenescedor.

Indicado para todos os tipos de pele, o ácido glicólico é muito estimado e recomendado pelos dermatologistas por seu poder restaurativo.

Veja a seguir os  benefícios mais relevantes deste poderoso ácido:

Ácido mandélico

Este ácido tem origem na extração do óleo das amêndoas amargas,ele age como peeling químico de esfoliação leve, e por isso é geralmente indicado para pessoas com a pele sensível.

O ácido mandélico tem ação antibacteriana e fungicida, desta forma trás bons resultados no tratamento da pele com acne.

Apresenta também ação hidratante e clareadora.

O ácido mandélico pode ser usado em pele clara, morena, mulata e negra.

Veja a seguir mais benefícios deste ácido:

 Ácido tricloroacético

O peeling com ácido tricloroacético tem uma ação um pouco mais agressiva que os demais ácidos citados.

Este é comumente usado no peeling médio, que alcança uma camada mais profunda da pele.

Desta forma atua no tratamento de rugas mais profundas, cicatrizes e marcas de acne.

Por sua ação ser mais abrasiva, é recomendado que este procedimento seja realizado somente por  um dermatologista experiente a fim de prevenir quaisquer complicações, ou tratar possíveis intercorrências como queimaduras e reações alérgicas.

Veja os principais benefícios do peeling com ácido tricloroacético:

Peeling com Fenol

É o ácido mais agressivo, geralmente indicado para tratamento de pele mais envelhecida e de fototipo mais claro.

Age nas camadas mais profundas da pele, a epiderme.

O peeling de fenol promove o crescimento de uma nova pele, mais lisa e tonificada pelo estímulo de colágeno.

Veja os principais benefícios da ação do fenol:

Peeling corporal a laser

O peeling é feito a laser, com um aparelho específico, que permite controlar com maior exatidão a profundidade da dermoabrasão.

O peeling a laser age aquecendo a pele de dentro para fora, e desta forma promove a renovação celular, trazendo retração da pele através do estímulo de produção de colágeno.

Existem dois tipos de peeling a laser, o ablativo e o não ablativo.

Aqui esclarecemos para você a ação, bem como as indicações e os resultados de cada tipo de peeling a laser.

Laser ablativo – CO2 fracionado

São considerados como ablativos os procedimentos a laser que provocam dermoabrasão em camadas mais profundas e específicas da área a ser tratada.

Após alguns dias, durante o processo de cicatrização é normal se formarem pequenas crostas amarronzadas que irão descascando naturalmente e então surgirá uma nova pele, lisa, uniforme mais firme, pois o procedimento estimula ainda estimula a produção de colágeno.

O laser CO2 fracionado também elimina rugas, manchas e cicatrizes mais profundas.

Veja mais algumas indicações para o tratamento com CO2 fracionado:

Laser não ablativo – Luz pulsada

São classificados como não ablativos os procedimentos a luz intensa pulsada – LIP, que agem apenas na profundidade da pele, estimulando o colágeno mas deixando a superfície intacta.

São indicados principalmente nos tratamentos para:

Mas esteja atento, é imprescindível que o tratamento seja realizado por um dermatologista capacitado, existem diversos fatores a serem considerados no procedimento que podem comprometer o resultado caso seja realizado por pessoas inaptas.

Quando é indicado o peeling corporal?

O peeling corporal é indicado para qualquer pessoa que queira melhorar a textura da pele, afinal este procedimento consiste em tratamento para renovação da pele através da descamação.

Desta maneira pode também ser indicado para intervir em variados casos e problemas da pele,  tais como para tratamento de estrias, cicatrizes e rejuvenescimento.

Por isso se faz necessária a consulta com um médico dermatologista, a fim de obter um prognóstico seguro e tratamento apropriado.

Como é feito o peeling corporal?

Existem atualmente inúmeras opções de peeling corporal, com intensidade e propósitos diferentes como as descritas acima.

O ideal é passar por avaliação do dermatologista, para desta forma obter orientação adequada, segura e que garantam os melhores resultados.

Cuidados antes do peeling corporal

Geralmente há recomendação de protocolo a seguir que consiste em limpeza adequada a seu tipo de pele, bem como hidratação e fotoproteção.

Mas lembre-se, cada pele é única e portanto este protocolo deve ser prescrito por um dermatologista, ele que está habilitado a fazer um diagnóstico sobre sua pele, bem como suas necessidades.

Cuidados após o peeling corporal

É normal a pele ficar sensível, e por vezes levemente dolorida após determinados procedimentos de peeling corporal.

Geralmente a indicação é hidratação, uso de protetor solar e evitar exposição ao sol.

Além disso, existem variados tipos de peeling corporal, portanto, o melhor é seguir as orientações médicas que serão prescritas exclusivamente para você, de acordo com as necessidades da sua pele.

Onde fazer peeling corporal no Rio de Janeiro

O Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titulado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC há mais de 10 anos.

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.

Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.

Sair da versão mobile