Clínica Tiago Silveira – Dermatologia e Tricologia – Tijuca / RJ

Peeling Facial: Quem pode fazer, tipos, indicações, preço e cuidados

O peeling facial é um  procedimento que envolve a descamação da pele facial através da aplicação de uma variedade de ativos tais como, ácidos, substâncias abrasivas ou laser.

Este procedimento é muito utilizado por pacientes que desejam clarear manchas escuras da pele, geralmente causadas por melasma, marcas de espinhas, cicatrizes superficiais, e até mesmo estrias dentre outros entraves à autoestima.

Além de ajudar a solucionar problemas como os acima mencionados, o peeling facial pode ainda trazer benefícios no combate ao envelhecimento da pele, promovendo a renovação celular, diminuição da flacidez e ainda suavizar rugas e linhas finas de expressão.

Quando o peeling é indicado

O peeling químico é indicado para tratamento de manchas de pele sejam estas causadas por acnes ou outros fatores como melasma, exposição solar excessiva e cicatrizes superficiais.

Há ainda a indicação deste procedimento para suavizar rugas, linhas de expressão, perda da elasticidade, pele opaca, perda de viço e até mesmo no tratamento de estrias.

Classificação dos Peelings

Peeling superficial

É feita a aplicação de ácido sobre a pele, como o próprio nome aponta, o peeling superficial  alcança apenas a primeira camada da pele, a epiderme.

Este procedimento visa clarear manchas, uniformizar o tom da pele e prevenção do envelhecimento através do estímulo da produção de colágeno.

Peeling Médio

O peeling médio é um pouco mais agressivo, este procedimento atinge a segunda camada da pele, trazendo desta forma, maiores benefícios.

Este tratamento é bastante eficaz em peles mais maduras, tratando marcas mais profundas,  rugas, e na correção de marcas deixadas pela acne.

Trata ainda melanoses solares, que são manchas escuras deixadas pela exposição excessiva ao sol.

Peeling profundo

O peeling profundo é o mais agressivo de todos, neste procedimento é usado um ácido mais forte – o fenol, com este ácido serão removidas as camadas de pele da epiderme. Por isso tem atuação mais profunda.

O peeling profundo é um tratamento mais doloroso, sendo necessário  que o paciente seja insensibilizado com anestésicos e analgésicos.

Tipos de Peeling

Existe uma grande variedade de peeling facial, é necessária a avaliação de um dermatologista para determinar qual procedimento será mais adequado para sua pele.

Criamos para você uma lista com os três tipos de peeling facial mais frequentemente buscados:

Peeling Químico

É feita uma aplicação de ácidos sobre a pele a fim de remover ou destruir camadas da derme e/ou epiderme para promover o crescimento de uma camada lisa.

Além disso, o peeling químico reduz a oleosidade da pele, prevenindo o aparecimento de cravos e espinhas, e ainda estimula a produção de colágeno.

O peeling químico deve ser feito pelo dermatologista para evitar complicações graves, como queimaduras na pele.

Peeling Físico

Neste procedimento a descamação da pele é feita de forma mecânica, empregando equipamentos específicos  combinado com cremes abrasivos que levam a microabrasão na pele. A depender do problema desta pele, o resultado e benefícios podem ser percebidos logo após a aplicação.

Peeling à Laser

Tal como o nome sugere, para este peeling é utilizado um aparelho que produz um laser de 1064nm (CO2 fracionado), que aquece a pele de dentro para fora, estimulando a troca de células sem a descamação e irritação dos tecidos.

Conheça as principais indicações de cada tipo de peeling

Dentre os peelings acima descritos, há ainda uma infinidade de opções e combinações de ácidos para cada procedimento a ser indicado pelo dermatologista. Criamos uma lista com os mais procurados atualmente.

Por isso se faz tão importante a avaliação e orientação médica. Somente o dermatologista pode estimar quais as necessidades de cada pele, e ainda, prevenir e ou tratar possíveis complicações tais como queimaduras e efeitos colaterais.

Peeling com Ácido Retinóico

Recomendado em quadros mais superficiais na pele como manchas mais claras e estrias, o ácido retinoico é uma substância derivada da vitamina A, ele atua no contato direto com a pele.

Pode ser usado sozinho ou combinado com outras substâncias que podem potencializar seu resultado.

Benefícios:

Peeling com Ácido tricloroacético

Este ácido tem efeito um pouco mais invasivo que o ácido retinóico.

Geralmente usado em peelings médio, atua até a segunda camada da pele, tratando desta forma rugas mais profundas, cicatrizes e marcas deixadas por acne.

Por sua ação ser mais agressiva, é recomendado que este agente seja aplicado apenas sob supervisão de um dermatologista experiente a fim de prevenir quaisquer e ou tratar possíveis intercorrências como queimaduras e reações alérgicas.

Benefícios:

Peeling com Fenol

É o ácido mais intenso, recomendado para tratamento de pele mais envelhecida e de fototipo mais claro. Age nas camadas mais profundas da pele, a epiderme.

Desta forma o peeling de fenol promove o crescimento de uma nova pele, mais lisa e tonificada pelo estímulo de colágeno.

Benefícios

Peeling de cristal

É feita esfoliação da pele com auxílio de um aparelho que contém cristais de hidróxido de alumínio na ponta.

Deste modo, não é necessário o uso de aditivos químicos irritantes à pele.

Age removendo a camada mais superficial da pele, promovendo o estímulo na produção de colágeno.

Benefícios

Peeling de diamante

Este procedimento é realizado com  um equipamento no qual sua ponteira é revestida por diamante, oque causa uma microabrasão na camada superficial da pele.

As ponteiras possuem graus de abrasividade diferentes, ou seja, será utilizada uma ponteira específica, de acordo com  a região e tipo de tratamento que a pele requer.

Benefícios

Peeling de Carvão Ativado (Black Peel)

Neste procedimento é feita uma combinação, que consiste em aplicação de máscara de carvão ativado e em seguida é aplicado o laser ND:Yag e Q-Switched.

Benefícios

Peeling ultrassônico

O peeling ultrassônico é um procedimento não invasivo, no qual é usado um aparelho semelhante a uma espátula, que produz micro vibrações de ondas ultrassônicas.

Desta forma,  este dispositivo proporciona uma limpeza na pele, removendo células mortas através da descamação superficial

Desta forma, o dispositivo gera uma descamação superficial na pele, removendo células mortas e promovendo  renovação celular.

Benefícios

Dúvidas Freqüentes

Quem pode fazer peeling?

O peeling é indicado para todos os tipos de pele, sendo buscado com maior frequência para tratamento de quadros como:

É importante a avaliação de um médico dermatologista para um diagnóstico assertivo e tratamento adequado.

Preciso preparar a pele para fazer o peeling?

Cada tipo de pele tem uma necessidade específica.

Converse com o médico dermatologista, somente ele terá condições de avaliar o quadro clínico de sua pele, e desta forma conduzir o tratamento mais indicado.

Há contra indicações?

O peeling facial não é indicado em casos de determinados tipos de doenças de pele, ou em peles que apresentam infecção ativa.

Para gestantes e lactantes é recomendado formulações especiais.

É indispensável a avaliação e orientação médica.

Onde fazer peeling facial no Rio de Janeiro?

O Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC há mais de 10 anos.

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.

Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.

Sair da versão mobile