Ao longo do tempo, nossa pele vai perdendo o viço, o brilho, a elasticidade e principalmente a capacidade de renovação celular.
E o resultado de todas essas perdas faz com que o envelhecimento comece a dar seus primeiros sinais: as temidas rugas e linhas de expressão começam a aparecer.
Há vários tipos de rugas com origem em variadas causas, podendo ser tratadas através de um protocolo de tratamento que demanda um ou mais procedimentos.
Quer saber tudo a respeito? Leia mais:
O que são as rugas e linhas de expressão
Muitas pessoas costumam achar que rugas e linhas de expressão são a mesma coisa, mas existem algumas diferenças marcantes entre elas, sendo as causas de seu aparecimento e a profundidade com que se manifestam na pele, as principais delas.
Rugas
As rugas costumam ter uma maior profundidade e são mais comuns no rosto de pessoas mais maduras. Seu surgimento se deve principalmente à diminuição da produção de colágeno pelo nosso organismo com o passar do tempo.
Fatores externos como, exposição prolongada ao sol sem proteção, abuso de álcool e tabaco, maus hábitos alimentares e a falta de hidratação adequada também estão ligados ao seu aparecimento.
Linhas de Expressão
As linhas de expressão, como o próprio nome diz, têm sua principal causa ligada ao constante movimento dos músculos do nosso rosto através de nossas expressões faciais e costumam ser mais suaves, tendo menor profundidade que as rugas.
Podem aparecer em pessoas mais jovens, pois seu surgimento não está diretamente ligado ao envelhecimento da pele e normalmente não costumam ser notadas com o rosto relaxado, como costumam as rugas.
Tipos de Rugas
As rugas podem ser de diversos tipos, e estes podem ser classificados de acordo com a natureza de seu aparecimento.
Os tipos mais comuns são as rugas dinâmicas e as rugas estáticas. Falaremos um pouco mais a respeito dos tipos de rugas a seguir.
Rugas Dinâmicas
As rugas dinâmicas também podem ser chamadas de rugas profundas ou linhas de expressão e seu aparecimento têm a ver com o envelhecimento genético e com os constantes movimentos que fazemos através de nossas expressões faciais.
Quando choramos, sorrimos, fazemos cara de susto ou de raiva, os músculos do nosso rosto realizam inúmeros movimentos de contração, que com o tempo e a repetição, acabam “marcando” nossa pele de modo definitivo.
Linhas de Expressão
Conforme já citado acima, as linhas de expressão são as marcas que ficam em nossa pele, devido ao constante movimento dos músculos do rosto através das nossas expressões faciais.
São consideradas os primeiros sinais que mostram que nossa pele está envelhecendo e podem surgir em rostos ainda jovens.
Rugas Profundas
As rugas profundas são consequências do envelhecimento genético e estão relacionadas à perda intensa de colágeno e afinamento da derme.
Elas geralmente surgem entre os 40 e 50 anos e costumam ser responsáveis pelo aspecto cansado e abatido do rosto.
Rugas Estáticas
As rugas estáticas têm seu surgimento principalmente relacionado ao envelhecimento natural da pele.
Elas são causadas pela perda da capacidade de renovação celular, que acontece com nosso organismo devido a ação do tempo e pela perda de colágeno, elastina e o ácido hialurônico, substâncias responsáveis pela sustentação e preenchimento da nossa pele.
Fatores externos como ação do sol, tabagismo, poluição dos grandes centros e doenças, podem agravar e até mesmo acelerar o aparecimento das rugas estáticas.
Rugas Gravitacionais
As rugas gravitacionais se formam principalmente devido à redução da elasticidade da pele e sua consequente flacidez, geralmente a partir dos 50 anos.
Somado a isso, ainda temos a inevitável ação da gravidade, que opera sobre tudo, inclusive sobre a pele, puxando-a levemente para baixo.
Rugas Finas
As rugas finas costumam aparecer entre os 20 e 30 anos e são o tipo mais superficial das marcas causadas pelo envelhecimento.
Elas possuem menor profundidade na pele, são causadas pela perda de colágeno e são agravadas pela exposição diária ao sol sem a devida proteção, além de outros fatores.
Linhas de Expressão
As linhas de expressão são marcas que surgem em nosso rosto, resultantes dos movimentos dos músculos ao realizarmos todo tipo de expressão facial.
Quando sorrimos, choramos, fazemos algum tipo de careta, franzimos a testa demonstrando desaprovação ou simplesmente mandamos um beijo, realizamos constantes movimentos que com o passar do tempo, acabam marcando nossa pele em definitivo.
Além disso, com o passar dos anos nossa pele vai perdendo substâncias responsáveis pela elasticidade (capacidade de resposta à movimentação dos músculos) e plasticidade (capacidade de se moldar novamente ao estado inicial após um movimento), o que pode agravar o aparecimento das linhas de expressão.
Linhas de Marionete
As linhas de marionete são o nome popular dado ao sulco labiomandibular e são um tipo de marca de expressão localizada nas laterais da boca que descem até o queixo, que como o próprio nome já diz, lembram um boneco marionete.
Em muitos casos esse tipo de ruga chega a ser uma extensão do bigode chinês e pode comprometer a vedação labial e também costumam deixar a impressão de que a pessoa está triste ou com raiva.
Na maioria das vezes suas causas são consequência de um conjunto de fatores como: hereditariedade, perda de elasticidade e firmeza da pele, perda de gordura na região, reabsorção do osso maxilar e mandibular dentre outros.
Bigode Chinês
O sulco nasogeniano – mais conhecido como bigode chinês, ganhou esse nome pois sua aparência se assemelha aos bigodes que os chineses usavam no passado: é uma linha geralmente profunda que desce da lateral do nariz até as extremidades da boca e às vezes chega até o queixo.
Suas causas estão relacionadas a vários fatores internos e externos como o processo de envelhecimento natural da pele, a perda colágeno e gordura na região do rosto, atrofia de alguns músculos faciais, exposição ao sol sem proteção, maus hábitos alimentares, tabagismo, dentre outros.
Pés de Galinha
Os pés de galinha são pequenas rugas localizadas na região ao redor dos olhos, geralmente em seu canto externo e costumam ficar mais aparentes quando sorrimos ou precisamos “espremer os olhos” por causa da claridade ou devido a problemas de vista.
O aparecimento dessas temidas rugas está associado a diversos fatores, sendo os principais: aos movimentos dos músculos faciais, ao envelhecimento e flacidez da pele, ao fator hereditário, a pouca concentração de melanina (peles claras têm maior tendência a tê-los), além de excesso de sol, poluição e tabagismo.
Causas das rugas
O aparecimento das rugas podem ter diversas causas. Fizemos uma relação das principais delas abaixo:
- Movimento repetitivo dos músculos faciais;
- Hereditariedade;
- Perda de substâncias responsáveis pela elasticidade e plasticidade da pele como colágeno, elastina e ácido hialurônico;
- Envelhecimento natural;
- Exposição ao sol sem a devida proteção;
- Poluição dos grandes centros;
- Falta de hidratação adequada;
- Maus hábitos alimentares;
- Tabagismo.
Alguns destes fatores podem agir isoladamente em algumas pessoas, mas também costumam agir em conjunto, desencadeando ou agravando o aparecimento das rugas.
Como prevenir
Apesar de ser praticamente inevitável o aparecimento das rugas, existem alguns cuidados que podem ser tomados para sua prevenção. Listamos abaixo alguns dos mais indicados pelos dermatologistas:
- Ter uma alimentação saudável;
- Fazer o uso correto do protetor solar diariamente;
- Tomar muita água;
- Dormir bem e tentar evitar o estresse;
- Fazer uso de produtos à base de vitamina C e antioxidantes;
- Fazer uso de colágeno;
- Limpar bem a pele antes de dormir;
- Fazer limpeza de pele ou peelings com profissionais qualificados;
- Consultar um dermatologista regularmente.
Melhores Tratamentos
Atualmente no mercado da medicina estética, existem inúmeros tratamentos para os diversos tipos de rugas. Selecionamos abaixo alguns dos melhores:
Ultraformer III
Considerado uma revolução dos tratamentos estéticos contra o envelhecimento do corpo e do rosto, o Ultraformer III proporciona resultados visíveis no combate às rugas de expressão já na primeira sessão.
É um moderno aparelho de ultrassom que utiliza tecnologia de última geração que trata a parte mais superficial da pele e atua também em sua região mais profunda.
Como funciona?
Sua tecnologia combina dois tipos de ultrassom: o microfocado e o macrofocado, que através de seu efeito térmico, trabalham ativando o aumento da produção de colágeno na região aplicada.
Através deste efeito, o Ultraformer III é capaz de devolver firmeza a todas as camadas da pele, alcançando excelentes resultados na melhora da textura e aparência das rugas de expressão.
Precisa de preparo?
Para a realização do tratamento com o Ultraformer III não é necessário nenhum tipo de preparo. É um procedimento não cirúrgico e não invasivo, ou seja, não há cortes nem marcas de qualquer natureza e é realizado no próprio consultório médico.
Quais resultados esperar?
É possível observar o efeito lifting facial do procedimento com o Ultraformer III logo após sua realização, podendo notar-se uma certa retração, sustentação e melhora na qualidade da pele do rosto.
O resultado do tratamento é progressivo e se prolonga por meses. Torna-se ainda mais evidente entre o terceiro e o quinto mês após a aplicação, pois esse é o tempo que dura o estímulo da produção de colágeno no corpo.
Ácido Hialurônico
O ácido hialurônico é uma substância natural que está presente no nosso organismo, principalmente na nossa pele.
Ele é capaz de estimular a produção de colágeno e também atrair moléculas de água, favorecendo a hidratação e firmeza da pele.
Através do preenchimento facial com ácido hialurônico é possível devolver o volume da pele perdido com o passar do tempo, preenchendo rugas e marcas de expressão.
Como funciona?
O tratamento com ácido hialurônico funciona devido à algumas propriedades existentes nele, sendo a principal, sua capacidade de retenção de água.
Essa característica faz com que a aplicação da substância, proporcione mais umidade à pele, conferindo-lhe um aspecto mais radiante e luminoso, impedindo a desidratação de suas células.
É um procedimento minimamente invasivo, onde o profissional especializado utiliza agulhas ou cânulas para injetar a substância para preencher as rugas de expressão.
Precisa de preparo?
Antes da realização do procedimento com ácido hialurônico é feita a aplicação de um anestésico local, porém a maioria das pessoas o considera um procedimento praticamente indolor.
Quais resultados esperar?
Ao longo do tempo, a aplicação de ácido hialurônico é capaz de estimular a produção de colágeno na pele, suavizando e até mesmo eliminando as rugas de expressão.
Os resultados surgem imediatamente após o procedimento e podem durar até 2 anos, dependendo do organismo de cada paciente, da quantidade de produto aplicado e da profundidade e quantidade de rugas.
Botox / Toxina Botulínica
O Botox, nome comercial da toxina botulínica, é extraído de uma bactéria e por ter um efeito paralisante em nossa musculatura, passou a ser amplamente utilizado na medicina para fins estéticos.
Sua aplicação tem o objetivo de reduzir ou atenuar a contração de alguns músculos faciais, diminuindo a formação de rugas causadas pelo movimento contínuo das nossas expressões.
Como funciona?
A aplicação de toxina botulínica enfraquece e até paralisa o movimento dos músculos do nosso rosto por alguns meses, fazendo com que as rugas de expressão se desfaçam ou tornem-se mais discretas.
Este procedimento também pode fazer com que o paciente perca o costume de realizar contrações viciosas e repetidas da face, atenuando a formação de rugas a longo prazo, mesmo quando já não há efeito nenhum da substância.
Precisa de preparo?
A aplicação de botox não exige um preparo antes de sua realização. Geralmente o profissional qualificado pode indicar que se evite lavar o rosto com água quente e a exposição ao sol antes do procedimento.
Também é aconselhável não utilizar maquiagem e cremes faciais no dia do tratamento. Durante as sessões, geralmente são aplicados anestésicos tópicos para minimizar o incômodo durante o procedimento.
Quais resultados esperar?
Os resultados do procedimento com botox começam a ser notados em até 5 dias após sua realização e tornam-se mais visíveis a partir da segunda semana. Na maioria dos pacientes o efeito permanece ativo por até 6 meses.
Laser Fracionado
O tratamento com laser fracionado é indicado para o rejuvenescimento da pele, sendo muito eficaz no combate às rugas.
Sua ação consegue atingir as diversas superfícies da pele, nivelando sua estrutura e estimulando a produção de colágeno nas áreas tratadas.
Como funciona?
O laser fracionado atua aquecendo a água existente na pele, o que provoca o desaparecimento da pele velha e consequente substituição por uma nova.
É um procedimento ablativo, ou seja, provoca uma queimadura na pele que ao cicatrizar, estimula a produção de colágeno e sua retração, esticando a pele e consequentemente melhorando a aparência das rugas.
Precisa de preparo?
Normalmente o procedimento com o laser fracionado exige um preparo da pele antes de sua realização. Geralmente o profissional especializado recomenda o uso de um produto específico durante 15 a 60 dias antes da aplicação do laser.
O uso deste produto deverá ser interrompido 2 dias antes da realização do procedimento e no dia não é recomendado o uso de maquiagem ou hidratantes.
Também deve-se relatar histórico de herpes labial para que seja avaliada a necessidade do uso de medicação para evitar o aparecimento de novas feridas.
Quais resultados esperar?
Após o procedimento, a pele costuma ficar vermelha e inchada durante aproximadamente uma semana e pode haver descamação em toda a área tratada.
É possível observar a cada dia uma melhora crescente no aspecto geral da pele, pois o efeito do laser sobre o colágeno não é imediata.
Normalmente após 6 semanas é possível notar a pele mais firme, com diminuição significativa das rugas de expressão.
Preço do tratamento
O preço do tratamento para os diferentes tipos de rugas pode variar de acordo com o protocolo a ser utilizado.
O número de sessões e a possível associação com outros procedimentos também pode influenciar no valor final, sendo que esses fatores deverão ser avaliados com cuidado por um profissional especializado.
Os procedimentos devem ser realizados em consultórios ou clínicas dermatológicas, por profissionais especializados, com ampla experiência e conhecimento na área.
Onde tratar rugas e marcas de expressão no Rio de Janeiro
Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC há mais de 10 anos.
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.
Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.