O aparecimento de manchas na pele pode ter muitos significados: excesso de exposição solar sem a devida proteção, alergia a alguma substância (cosmético, produto de limpeza, sabonete, sabão, amaciante, algum tipo de comida etc), mas também pode ser sinal de alguma doença.
Elas podem apresentar formatos, texturas e colorações variadas: podem ser escuras, amarronzadas, vermelhas, brancas ou até mudar de cor com o tempo e devido às suas características recebem nomes diferentes e tratamentos específicos.
Quer saber mais sobre os diversos tipos e tratamentos para manchas na pele? Continue lendo o post abaixo.
Tipos de manchas da pele
Os tipos de manchas da pele mais conhecidos são as ceratoses seborreicas, as dermatites, as manchas de acne, os melasmas, as melanoses ou manchas senis, o pano branco, a psoríase, a rosácea, as sardas ou efélides e o vitiligo.
Cada tipo possui uma aparência e características próprias e abaixo falaremos um pouco mais sobre cada uma.
Ceratoses seborreicas
As ceratoses seborreicas são lesões ásperas de coloração escura ou esbranquiçada e seu aparecimento normalmente está relacionado a fatores genéticos, mas também são comuns em pessoas que estão frequentemente expostas ao sol e que possuem mais de 50 anos de idade.
Aparecem principalmente na cabeça, pescoço, peito e costas e seu aspecto é semelhante ao de uma verruga. É uma patologia benigna e o tratamento somente é indicado quando causa grande desconforto estético ou encontra-se inflamada.
Dermatites
As dermatites são o tipo de inflamação de pele mais comum que existe e caracterizam-se pelo aparecimento de manchas vermelhas que podem descamar e causar muita coceira. Dependendo de sua origem, podem ser do tipo seborreica, atópica ou de contato, por exemplo.
Esse tipo de mancha pode surgir no corpo inteiro e seu tratamento vai depender da origem de sua causa, o que somente poderá ser detectada por um médico especializado como um dermatologista ou um alergologista.
Manchas de Acne
Muito comum na adolescência, mas podendo aparecer em qualquer idade, as incômodas acne ou espinhas são inflamações cutâneas que podem causar manchas ou cicatrizes na pele.
Essas manchas podem ser vermelhas e se tornar amarronzadas com o tempo e a exposição solar, mas felizmente possuem tratamento que pode ser por via oral ou local, dependendo da avaliação do dermatologista.
Melasmas
Os melasmas podem ser caracterizados pelo aparecimento de manchas escuras principalmente no rosto, sendo um problema mais frequente em mulheres. Têm evolução recorrente e seu tratamento deve ser contínuo.
Suas principais causas estão relacionadas a fatores hormonais, especialmente durante a gravidez, ao uso de anticoncepcionais e também à excessiva exposição ao sol sem a devida proteção.
Melanoses ou Manchas Senis
As melanoses, também chamadas manchas senis, são manchas escuras com formato arredondado e surgem na pele devido a exposição prolongada ao sol sem a devida proteção.
As áreas mais propícias ao seu aparecimento são aquelas que ficam mais expostas ao sol, como o dorso das mãos, colo e costas e sua manifestação não está ligada ao câncer de pele.
Pano branco
O pano branco ou pitiríase versicolor é um tipo de micose causada por um fungo e se manifesta com manchas superficiais de cores variadas (brancas, castanhas ou vermelhas), normalmente na região das costas.
É mais comum em pessoas de pele oleosa e pode ser confundido com vitiligo. Alguns tratamentos tópicos costumam ser suficientes para acabar com o problema.
Psoríase
A psoríase é uma doença de pele crônica que caracteriza-se por manchas vermelhas que podem descamar e aparecem normalmente na região das articulações do joelho e cotovelo e também no couro cabeludo.
Também pode manifestar-se nas unhas, em locais que sofrem muito atrito como axila e virilha, mas nenhuma região do corpo está totalmente livre do surgimento dessas manchas. O tratamento pode ser realizado com a aplicação de cremes, pomadas, medicamentos orais e até injetáveis.
Rosácea
A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica que afeta principalmente pessoas adultas e de pele mais clara, manifestando-se na região da bochecha, nariz, testa e queixo.
Caracteriza-se por uma pele sensível e mais seca que apresenta manchas vermelhas que tendem a ficar permanentes. Fatores como bebidas alcoólicas, exposição solar, vento, frio e ingestão de alimentos quentes podem ser agravantes ou desencadeantes.
Sardas ou Efélides
As sardas ou efélides são aquelas famosas pintinhas marrons no rosto, muito comuns em pessoas de pele clara, ruivas e com predisposição genética.
Elas são causadas pelo excesso de melanina (pigmento que dá cor à nossa pele), mas a principal razão para seu surgimento é o excesso de exposição solar. Existem tratamentos em que é possível clarear esse tipo de mancha, mas é muito difícil fazer com que desapareçam totalmente.
Vitiligo
O vitiligo é uma doença autoimune e genética, sendo normalmente desencadeada por uma alteração emocional. Ela acontece quando o próprio sistema de defesa ataca as células responsáveis pela produção do pigmento da pele.
Essa doença caracteriza-se pela perda de coloração da pele, ou seja, pelo aparecimento de manchas brancas e pode manifestar-se em qualquer região do corpo, podendo afetar até mesmo o cabelo e os olhos. O tratamento pode melhorar a aparência da região, mas a doença não tem cura.
Onde as manchas podem se manifestar
Conforme mencionado acima, as manchas na pele podem ter diversas causas, formatos, texturas e cores, além de se manifestarem em vários lugares do corpo.
Existem aquelas que aparecem nos braços e mãos, no rosto, colo e pescoço, no tronco e costas, nas pernas e pés. Também existem manchas que se manifestam em todo o corpo. Veja abaixo uma relação dos tipos e lugares em que se manifestam:
Nos braços e mãos
- Melanose ou manchas senis;
- Câncer de pele;
- Micose;
- Psoríase;
- Dermatite.
No rosto, colo e pescoço
- Melasma;
- Manchas de acne;
- Ceratose seborreica;
- Sardas;
- Câncer de pele;
- Rosácea.
No tronco e costas
- Dermatite seborreica, atópica e de contato;
- Ceratose seborreica;
- Melanose ou manchas senis;
- Psoríase.
Pernas e pés
- Dermatite seborreica, atópica e de contato;
- Ceratose seborreica;
- Melanose ou manchas senis;
- Psoríase;
- Dermatite de contato.
Manchas que se manifestam em todo o corpo
- Vitiligo;
- Psoríase;
- Dermatite.
Tratamento para manchas na pele
Como são muitos os tipos de manchas na pele e cada tipo possui aspecto e características diferentes, o tratamento para cada uma delas pode envolver um ou mais procedimentos associados.
Outros pontos como o tipo de pele do paciente e, principalmente a causa da mancha, são fatores que deverão ser avaliados pelo médico dermatologista no diagnóstico.
Tratamentos mais comuns
Existem alguns tratamentos para manchas na pele que são mais comuns de serem realizados nos consultórios dermatológicos atualmente.
Dentre eles podemos destacar: o laser e a luz pulsada, o microagulhamento e alguns tipos de peelings. Além disso, o uso de alguns medicamentos tópicos também costumam ser bem eficientes.
Laser e Luz Pulsada
Hoje em dia, tratamentos à laser são amplamente utilizados em diversas áreas da dermatologia. Para tratamentos de pele, esta forma de energia consegue atingir determinado “alvo”, promovendo sua modificação física, química ou biológica.
Existem diversos tipos de lasers que são capazes de atingir as diversas camadas da pele, dependendo do objetivo do tratamento e normalmente são muito eficazes na remoção de vários tipos de manchas na pele.
A utilização da luz pulsada é capaz de tratar vários tipos de manchas na pele, pois trabalha diretamente na melanina (pigmento responsável por dar cor à pele), ajudando a recuperar a cor uniforme da pele na região tratada. A luz age nas áreas onde existe um excesso de pigmentação, quanto mais escura a mancha, mais luz é absorvida.
Microagulhamento
O tratamento com microagulhamento para manchas é feito através de suaves perfurações causadas por microagulhas, aplicadas na pele através de rolos ou equipamentos automáticos.
Esse procedimento, além de promover uma estimulação da produção de colágeno, permite que substâncias medicamentosas aplicadas tenham uma maior absorção e também ajuda na redução da pigmentação de manchas como as de melasma, por exemplo.
Peelings
O peeling é um tipo de tratamento de pele muito procurado por ser não invasivo e considerado muito seguro e eficaz, principalmente contra alguns tipos de manchas.
Consiste em estimular uma inflamação controlada na região tratada, que culmina na descamação da pele, resultando assim em uma renovação celular e na produção de colágeno nas camadas internas da pele.
Medicamentos tópicos (falar brevemente e listar principais)
O uso de medicamentos tópicos também é indicado em certos casos para o tratamento de alguns tipos de manchas na pele.
Lembrando que somente um médico dermatologista pode realizar o diagnóstico e indicar o uso de qualquer medicamento. Listamos abaixo os mais utilizados:
- Ácido Ferúlico;
- Ácido Tranexâmico;
- Cremes clareadores;
- Esfoliantes;
- Filtros solares;
- Niacinamida;
- Phe-resorcinol.
Como os lasers são utilizados no tratamento de manchas da pele
Conforme já citado anteriormente, os lasers atualmente são muito utilizados em diversos tratamentos de manchas da pele, sendo que a maioria deles têm como alvo a água, pigmentos escuros ou a hemoglobina do sangue.
Os lasers que têm como alvo a água presente no nosso tecido epitelial, costumam alcançar áreas mais profundas da pele e sua ação induz uma resposta inflamatória com a estimulação da produção de colágeno.
Os aparelhos que têm como alvo os pigmentos da pele, são úteis para destruir as manchas residuais após inflamação da pele, como por exemplo pigmentos de tatuagens, manchas de nascença, olheiras, manchas de má circulação, entre outras.
Já os aparelhos que de laser que atingem preferencialmente a hemoglobina – estrutura que é encontrada nas células sanguíneas, geram uma energia capaz de destruir a fechar os vasos sanguíneos que possuem hemoglobina em seu interior, sendo eficazes na remoção de veias, hemangiomas, “sinais de sangue” e manchas vermelhas.
Tipos de aparelhos
Existem vários tipos de aparelhos de laser, como o C02, de cobre, de rubi, de argônio, de alexandrita, de diodo, de érbium, etc.
Alguns ainda têm a peculiaridade de ablação, que pode destruir a superfície da pele, removendo também pequenos tumores e manchas, como as ceratose, verrugas, entre outros.
O aparelho de laser destinado ao tratamento da pele normalmente é fracionado, o que significa que faz pontos de destruição intercalados com pontos de pele sã, promovendo uma regeneração mais rápida da região tratada.
Preço do tratamento para manchas na pele
O preço do tratamento para manchas na pele pode variar de acordo com o protocolo a ser utilizado e com o número de sessões que serão indicadas pelo médico.
Uma possível associação de procedimentos também ficará sujeita a alguns fatores que deverão ser avaliados com cuidado por um profissional especializado.
Os procedimentos sempre deverão ser realizados em consultórios ou clínicas dermatológicas, por profissionais especializados, com ampla experiência e conhecimento na área.
Onde tratar manchas da pele no Rio de Janeiro
Dr. Tiago Silveira é dermatologista, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo MEC há mais de 10 anos.
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
É autor de artigos científicos, capítulos de livros de Dermatologia e participante ativo na comunidade médica, apresentando aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas científicas.
Não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta ou avaliação.